Dança para todos

Dança para todos

O Festival Dança Ribeirão chega a 15ª edição com marca recorde de coreografias inscritas

O Festival Nacional Dança Ribeirão já está movimentando a cidade. Reconhecido como um dos maiores eventos de dança do Brasil, o festival chega a 15ª edição com marca recorde de coreografias inscritas, 761 montagens de diversos segmentos da dança como balé, sapateado, dança do ventre, hip-hop entre outros.

Para a coordenadora do Festival, Denísia Costa, o resultado superou as expectativas. “Esse número, superou nossas expectativas. Mas, o grande interesse pelo Festival, com inscrições vindas de todo país, só vem confirmar que ele está consolidado, com credibilidade e apresentando belos espetáculos de alto nível e competitividade”.

Entre as novidades deste ano, Denísia destaca a apresentação on-line das companhias durante as seletivas. “Pela primeira vez em 15 anos, as seletivas serão transmitidas on-line, através do site www.dancaribeirao.com.br, quando os interessados poderão acompanhar todo o processo seletivo”, frisa a coordenadora.

As seletivas serão realizadas de 13 a 16 de abril e tem como objetivo avaliar e definir os grupos vencedores. O resultado sairá no dia 18 de abril, os inscritos poderão acompanhar pelo site da Secretaria Municipal da Cultura.

Para selecionar os trabalhos a organização do Dança Ribeirão contará com uma comissão julgadora composta por profissionais do segmento, entre eles, Eduardo Bonnis, Maitre e Coreógrafo da Cia. Estável do Elenco Promodança e Andrea Sposito, Assistente de Direção, Professora e Coreógrafa no Grupo Raça Centro de Artes. “A seletivas serão realizadas durante quatro dias, o jurado assiste aos DVDs dos concorrentes, analisa detalhadamente e então, selecionam os melhores”, explica Denísia.

Após as seletivas, os grupos começam os ensaios para se apresentar nos palcos do Theatro Pedro II e Estúdios Kaiser de Cinema, além das coreografias o público poderá participar de oficinas, workshops e mesas temáticas.

Segundo a secretária da cultura, Adriana Silva, o festival é uma forma de revelar talentos e mostrar ao público, que geralmente não tem acesso a espetáculos de qualidade, a beleza da dança. “Os grupos selecionados estarão proporcionando ao público uma amostragem da produção artística atual, despertando  o interesse por esta arte”.

O 15º Festival Nacional Dança Ribeirão acontece de 04 a 10 de junho. Os horários e locais das apresentações serão divulgados após a seletiva dos grupos.


Revide On-line
Texto: Pâmela Silva
Fotos: Amigos da Fotografia

Compartilhar: