Dedicação Constante

Dedicação Constante

Com mais de 20 prêmios científicos e ocupando o cargo de professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP (FMRP-USP), o cirurgião plástico Pedro Coltro detalha a carreira profissional

Quando o assunto é Cirurgia Plástica, Pedro Coltro é referência. Com uma gama de experiências profissionais, o médico mostra que, com dedicação, é possível conquistar uma carreira de sucesso. “Gosto de cuidar, sinto-me realizado ao melhorar a autoestima e poder colaborar na transformação da vida das pessoas”, destaca o profissional, que, a seguir, discorre sobre a carreira.

Por que você decidiu seguir esta carreira? A Cirurgia Plástica me encantou por ser uma especialidade única: permite a combinação de técnica e arte para reparar a anatomia, a função e a beleza, promovendo autoestima e melhorando a qualidade de vida das pessoas. 

O que você destaca como diferencial de seu trabalho? Destaco o privilégio de exercer a Cirurgia Plástica em sua integralidade, ou seja, tanto a cirurgia estética quanto a cirurgia reparadora, ambas em alto nível técnico e científico. Devo isso à formação completa pela Universidade de São Paulo (USP), seguida pelo Doutorado e Pós-Doc. Devo, também, aos estágios que fiz nas universidades Harvard e Yale (EUA) e aos cargos que ocupo como professor de Cirurgia Plástica da FMRP-USP. Isso me estimula a sempre buscar novos conhecimentos e tratamentos para oferecê-los aos meus pacientes, sejam do sistema público (Hospital das Clínicas) ou do consultório privado (Clínica Civil).

De que forma foi aprimorando seu conhecimento ao longo dos anos? O conhecimento médico é bastante dinâmico: novos tratamentos surgem enquanto outros tornam-se obsoletos. Precisamos acompanhar essa tendência e procuro fazer isso ministrando aulas, cursos e participando de congressos no Brasil e no exterior. Nosso conhecimento é aprimorado quando compartilhamos experiência, como a publicação de artigos em revistas científicas, bem como capítulos e livros. Nesse contexto, tenho colaborado com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) como editor de duas revistas: a Plástica Paulista (São Paulo) e a Plastiko’s (Nacional).

Quais prêmios que conquistou ao longo da carreira considera os mais importantes? Tenho um carinho especial por cada um deles, pois foram fruto de muito esforço, dedicação e trabalho em equipe. Na Graduação em Medicina, recebi o prêmio de melhor aluno da turma de 2003 da FMRP-USP. Em 2010, recebi um prêmio da SBCP por ser classificado como primeiro colocado do Brasil na Prova do Título de Especialista em Cirurgia Plástica. Tive o privilégio de receber um prêmio internacional em 2011, no Canadá, da “International Confederation for Plastic, Reconstructive and Aesthetic Surgery”, o “International Scholar Award”.

Como se sente devolvendo, por meio de seu trabalho, a alegria às pessoas? Isso é muito gratificante. É exatamente por isso que escolhi ser médico e ser cirurgião plástico. Gosto de cuidar, sinto-me realizado ao melhorar a autoestima e poder colaborar com a transformação da vida das pessoas!
 

Compartilhar: