
Desenvolvimento Socioambiental
Encontro promoveu debates, propostas e soluções para as questões urbanísticas, sociais e ambientais que afetam o Centro Histórico de Ribeirão Preto
Na manhã desta terça-feira, 26 de outubro, autoridades e especialistas reuniram-se para debater questões referentes ao centro histórico de Ribeirão Preto. O Seminário de Desenvolvimento Socioambiental, organizado pela Prefeitura de Ribeirão Preto, Associação Comercial e Industrial e Caixa Econômica Federal, reuniu especialistas na área na sede da Acirp, rua Visconde de Inhaúma, nº 489, Centro.
Entre os convidados estiveram presentes Renato Nunes Balbim, pesquisador do IPEA e especialista em recuperação de áreas degradadas; Orlando Júnior, representando Marco Antonio Ramos de Almeida, do projeto “Viva o Centro”, de São Paulo, que cuida da recuperação do Centro Histórico da Capital e Prof. Valdir Schalch, especialista em políticas de resíduos sólidos e limpeza urbana, da USP de São Carlos.
Representando a prefeita Dárcy Vera, a secretária do Meio Ambiente, Mariel Silvestre, e o secretário Planejamento e Gestão Pública, Fernando Piccolo abriram o evento falando da importância das ações políticas desenvolvidas pela prefeita para revitalização do centro histórico de Ribeirão Preto e a necessidade do envolvimento da população neste processo. “As ações desenvolvidas pela Prefeitura para realização das obras antienchentes mostram o esforço da atual administração em trabalhar em prol da qualidade e melhoria na vida dos ribeirão-pretanos”, destacou Piccolo.
“Cada um tem uma parcela de responsabilidade na revitalização do centro histórico de Ribeirão. Não conseguimos realizar política socioambiental sem a participação de cada membro da sociedade”, enfatizou Mariel Silvestre.
Após a abertura do evento, que contou também com a presença do vice-presidente da ACI, Lino Strambi; dos secretários Abranche Fuad Abdo Abranche, de Obras; Débora Vendramini, da Educação e Prof. Zezinho, da Infraestrutura; o pesquisador do IPEA, Renato Nunes Balbin, iniciou os trabalhos discursando sobre “Instrumentos Urbanísticos Jurídicos e Tributários e Mecanismos de Cooperação para Reabilitação de áreas Urbanas”. Técnicos e especialistas prosseguiram durante a manhã, discutindo o tema, especialmente o Projeto Socioambiental associado às obras antienchentes, que vêm sendo realizadas atualmente no ribeirão Preto e que consistem no alargamento das margens e aprofundamento do leito como forma de aumentar a fluidez das águas.
Durante o evento, ficou exposta a maquete das obras antienchentes, elaborada pela equipe técnica da Faculdade Barão de Mauá, comandada pelo Professor Renê Allegro. A maquete mostrava os efeitos provocados pelas enchentes e as soluções representadas pelas obras através de luz em leds.
Fonte: Prefeitura Municipal