Desenvolvimento
Dados revelam que Ribeirão Preto alcançou a 10ª posição no ranking estadual de empregos
De acordo com dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), Ribeirão Preto alcançou, em outubro, a 10ª posição no ranking estadual de empregos.
As ações da atual administração, voltadas para atrair empresas para Ribeirão Preto, têm contribuído para resultados expressivos. De acordo com a Secretaria Municipal da Fazenda, até outubro deste ano, foram realizadas 6.292 inscrições de empresas em Ribeirão Preto, o que representa um crescimento de 11% até o mês de novembro, em relação ao ano passado, que fechou o ano com 5.668 inscrições.
Segundo a Secretaria da Fazenda, as prestadoras de serviços representam o maior número de inscrições e em seguida o comércio, com 1.294 inscrições realizadas só em 2010.
Ações da Prefeitura Municipal como incentivo para atrair novas empresas à cidade, como, por exemplo, a Sala do Empreendedor, inaugurada pela prefeita de Ribeirão Preto, Dárcy Vera, em fevereiro de 2010, que possui uma série de parceiros, como o Sebrae, ACI, Sincovarp, Casa do Contabilista, entre outros, contribui para o resultado. “O número de inscrições municipais demonstra que o munícipe responde ao estímulo favorável oferecido pela Prefeitura e parceiros”, destacou o secretário da Fazenda, Manoel Saraiva.
Dados levantados pelo Departamento Nacional de Registro do Comércio, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, revelam que Ribeirão Preto, hoje, ocupa a quarta posição no ranking de cidades em formalização de MEIs- Microempreendedores Individuais no Estado de São Paulo.
Mão de obra qualificada - A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social, oferece cursos no Centro de Qualificação Social e Profissional com uma única finalidade: “Qualificar para Empregar”. Atualmente reconhecido como referência em mão de obra qualificada, o Centro de Qualificação Social e Profissional da Prefeitura ganha credibilidade junto a empregadores que buscam por profissionais de diferentes ramos do mercado.
O modelo é referência graças ao trabalho desenvolvido pela atual administração, que vem investindo na qualificação de mão-de-obra para preparar bons profissionais para o mercado de trabalho, ou mesmo, prepará-lo para investir no próprio negócio.
Fonte: Prefeitura municipal
Foto: Carlos Natal