Dia de doar

Dia de doar

Primeira edição do Dia de Doar em Ribeirão Preto reúne entidades, empresas e personalidades para fazer o bem

Uma super live marcou a abertura da primeira edição do Dia de Doar em Ribeirão Preto. O evento ocorreu na manhã do dia 29 de novembro, no Onovolab powered by Instituto Credicitrus, e contou com a participação da diretoria do Instituto Credicitrus, empresários, representantes de entidades de classe, ONGS, comunicadores e influenciadores para promover e fortalecer a solidariedade local.

 

Instituído em Ribeirão Preto no ano de 2018, pela então vereadora e atual Secretária de Assistência Social, Glauce Berenice, o Dia de Doar tomou corpo este ano ao ser abraçado pelo Instituto Credicitrus, que conseguiu, com o apoio de diversos parceiros, formar uma grande corrente cooperativa para oficializar, de fato, a primeira edição na cidade.
A super live foi dividida em blocos e apresentada pelos comunicadores Adriana Silva, Nianara Biguetti, Cyane Alem e André Luiz Rezende.

 

O bloco de abertura contou com os diretores do Instituto Credicitrus, Walmir Segatto – diretor presidente executivo do Sicoob Credicitrus e vice-presidente do Instituto Credicitrus; Maria Tereza de Souza Lima Uchoa – vice-presidente do Conselho de Administração da Credicitrus e presidente do Instituto Credicitrus, e Marcos Lourenço Santin, presidente do Conselho de Administração da Credicitrus e membro do Conselho Deliberativo do Instituto Credicitrus. 


Maria Tereza lembrou que o cooperativismo tem como essência, e um de seus princípios, atuar e fazer a diferença nas comunidades em que está inserido. “Ribeirão Preto está abraçando esse movimento junto com o Instituto Credicitrus e, com isso, criaremos ainda mais oportunidades para transformar vidas. O Dia de Doar vem para despertar o exercício da solidariedade e, com o site, as pessoas têm uma ferramenta a mais para conhecer as 104 instituições cadastradas, as causas trabalhadas por elas e, assim, realizarem as suas doações. É importante participar desse momento de transformação. Depois de uma doação, o coração fica mais quentinho”, afirmou.


A presidente do Fundo Social de Solidariedade de Ribeirão Preto, Mariana Jábali, também esteve presente em um dos blocos e deixou o seu recado. “Quando a gente se compromete a fazer algo, a gente consegue e vamos buscar esforços para que haja mais doações. Para quem quer doar, é importante dizer que todas as entidades cadastradas fazem um trabalho sério e que traz benefícios para a cidade. Tenho certeza de que essa ligação promovida no Dia de Doar, entre quem está pronto para receber e quem quer doar, será primordial. Quando você doa, você faz um bem para si mesmo, além de uma ação de amor ao próximo”, declarou.


O prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, também participou da live e salientou que o Dia de Doar só tem sentido se for compartilhado e mobilizado pelo maior número de pessoas. “Estamos próximos de uma data muito positiva, o Natal, em que as pessoas estão abertas aos gestos de doação e generosidade. Além disso, o cooperativismo impulsiona ações de solidariedade e colaboração e essa energia contagia muita gente. Esse é o primeiro de muitos Dias de Doar. Esse evento veio para fazer parte do calendário da cidade”, ressaltou.


Vale lembrar que a primeira edição do Dia de Doar Ribeirão Preto teve início no dia 29 de novembro e se estenderá até o dia 6 de dezembro. Até lá, é possível participar e realizar doações de qualquer valor. Basta acessar o site: diadedoarrp.com.br, escolher uma ou mais instituições cadastradas, anotar a chave pix e fazer a transferência. O doador ou a doadora poderá, ainda, tornar pública a sua participação, compartilhando a hashtag #diadedoarrp nas mídias sociais. 

 

Sobre o dia de doar

 

O Dia de Doar, comemorado este ano no dia 29 de novembro, faz parte de um movimento mundial chamado #GivingTuesday (terça-feira de doação). A iniciativa aconteceu pela primeira vez nos Estados Unidos, em 2012, e é realizada sempre na terça-feira após o Dia de Ação de Graças (Thanksgiving), uma resposta solidária à Black Friday e à Cyber Monday.

 

No Brasil, a primeira edição foi em 2013 e, no ano seguinte, o país entrou oficialmente no movimento global. Liderado pela Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR), o Dia de Doar faz parte da rede do Movimento por uma Cultura de Doação e, neste ano, conta com a parceria do Instituto Mol, além de incentivar a realização das campanhas comunitárias, que mobilizam recursos locais para que sejam investidos na própria comunidade.


Fotos: Divulgação

Compartilhar: