Dia de enfrentamento da Fibromialgia
Projeto propõe conscientizar poder público e população da importância do diagnóstico
Foi aprovado na sessão da última quinta-feira, dia 8, um projeto de Lei que inclui no calendário oficial de eventos do município de Ribeirão Preto o “Dia Municipal do enfrentamento da Fibromialgia”, que será comemorado anualmente no dia 12 de Maio. O projeto foi iniciativa do vereador Marcos Papa.
A fibromialgia é uma síndrome clínica conhecida principalmente por causar dores no corpo todo. As pessoas que sofrem da síndrome costumam dizer que não há nenhum lugar do corpo que não doa. Junto com a dor, surgem sintomas como fadiga (cansaço), sono não reparador (a pessoa acorda cansada, com a sensação de que não dormiu), problemas de memória e concentração, ansiedade, formigamento, dormências, depressão, dores de cabeça, tontura e alterações abdominais.
A Fibromialgia não tem causa definida sendo uma doença de difícil diagnóstico e que atinge, segundo o Ministério da Saúde, 8% da população brasileira.
No Brasil existem inúmeras associações de apoio e enfrentamento à síndrome. Nesta luta acredita-se que com a conscientização e sensibilização das pessoas poderá colaborar por um tratamento com respeito, dignidade e sem estigmas, além de se evitar um maiores gastos aos cofres públicos.
A Associação Brasileira dos Fibromiálgicos comemorou a aprovação do projeto de Lei e agradeceram a iniciativa, compreensão, solidariedade e colaboração para que essa Síndrome deixe de ser invisível, incompreensível, desconhecida, mal entendida, estigmatizada e passe a ser conhecida, reconhecida e respeitada. Segundo a Associação, este ato “dará mais força, conscientização e sensibilização à sociedade em geral, como também a esfera de órgãos federais que precisam saber de nossas dificuldades e necessidades”.
Revide On-Line
Foto: Arquivo Revide