
Dicas para boa forma
Toda atividade física deve ser acompanhada de uma alimentação saudável e orientada por um profissional
Ganhar saúde e conquistar o corpo tão sonhado não é uma tarefa fácil. Há três anos frequentadora da Curves, Hilda Maimoni Pileggi encontrou uma forma de se exercitar com prazer. De acordo com a professora aposentada, as atividades realizadas na academia são diferentes e seguras. “Os aparelhos de musculação são excelentes, pois não precisamos colocar pesos por possuirem um sistema hidráulico que se autorregula”, explica a aluna, que acredita que o alongamento seja essencial para o treino, já que aumenta a flexibilidade e a agilidade do corpo. Além disso, o dinamismo das aulas torna o exercício ainda mais animado.
Uma alternativa interessante para ganhar boa forma de maneira descontraída é o treino de circuito. Conforme explica a educadora física Carla Rangon, o circuito da Curves é desenvolvido especialmente para o corpo feminino. Em um único treino são realizados exercícios aeróbicos e de fortalecimento muscular. “Tudo isso em 30 minutos, respeitando a frequência cardíaca de cada uma, queimando gordura e acelerando o metabolismo”, explica a profissional, destacando que durante um treino é possível perder mais de 500 calorias.
Atenção!
Toda atividade física deve ser acompanhada de uma alimentação saudável e orientada por um profissional licenciado para evitar riscos.
Algumas dicas
Ao lado da aluna Karoline Cadelca, o personal trainer Marcos Rodrigues selecionou alguns exercícios para dar um gás nos treinosAlongamento: prepara o músculo antes do exercício para uma melhor execução dos movimentos, além de dar flexibilidade ao músculo, prevenindo contusões.
Aquecimento: inicia-se por um exercício aeróbico, como esteira, bike ou caminhada, e traz como benefício a prevenção de lesões e o desenvolvimento cardiovascular.
Peitoral: ideal para valorizar o decote, pode ser trabalhado pela flexão de braços. A atividade estimula todas as fibras do músculo, equilibrando a postura.
Tríceps: valoriza o “tchauzinho” e pode ser trabalhado no crossover, reduzindo a flacidez muscular comum nesta região.
Pernas: podem ser trabalhadas com agachamento, mesa extensora e flexora, adutor e abdutor, aumentando a circulação e prevenindo problemas futuros.
Ombros: facilita a execução de todos os exercícios referentes aos membros superiores e pode ser trabalhado com alteres, garantindo maior estabilidade corporal.
Glúteo: para prevenir as celulites e garantir a rigidez do músculo, invista no leg press e no agachamento com barra.
Bíceps: seu fortalecimento, feito com auxílio da rosca alternada com alteres e crossover, facilita a flexão do braço e reduz a flacidez.
Abdômen: Abdominal na bola suíça, com flexão de perna e lateral em pé com alteres são ótimos para reduzir a gordura localizada, melhorar a postura e evitar ou melhorar dores nas costas.
Costas: pode ser trabalhada com o crucifixo inverso na bola suíça e com a remada no crossover, melhorando a postura e eliminando as gordurinhas localizadas.