Diversão com consciência

Diversão com consciência

Eventos de destaque nas capitais e no interior de São Paulo assumem papel de agente social e ambiental

Não é tendência, mas é realidade. Há alguns anos, os eventos de destaque nas capitais e no interior de São Paulo assumiram papel de agente social e ambiental, aproveitando o vasto contato com o público jovem para promover a conscientização e a educação. O Ribeirão Skol Folia tem sua estratégia bem definida. “Mais do que promover eventos, devemos ter consciência de que nossas ações e nossa conduta podem influenciar muitos jovens a mudar de comportamento”, diz Paulo Alonso, diretor do evento. A festa, que acontece de 19 a 21 de novembro, no Estádio do Comercial, em Ribeirão Preto, espera receber 15 mil jovens por dia. Diversas ações, entre elas, arrecadação de leite, de livros, cortesias com taxa de doação para instituições, reciclagem de óleo de cozinha e coleta seletiva de lixo fazem parte da festa. “O importante é que todas as ações envolvem diretamente a participação do público”, continua Alonso.

A primeira atitude é a compra do ingresso. Para ter desconto nos acessos às arquibancadas, a pessoa pode doar um litro de leite, que será revertido ao Fundo Social de Solidariedade do Município. “Uma ação como essa é muito importe para a cidade e para a sociedade, pois apoia diversas instituições que ajudam crianças, idosos e pessoas com necessidades especiais. Esses eventos têm dois lados: a alegria da festa e a felicidade de ajudar o próximo”, afirma Mara Pereira Alvim, presidente do Fundo Social de Solidariedade.

Outra campanha será desenvolvida com o apoio da ONG Mãos Dadas. Agentes ambientais farão a coleta do material reciclável descartado durante os três dias da festa, gerando renda aos catadores e incentivando a coleta seletiva do lixo produzido.

Também focando o meio ambiente, o evento será pautado em ações que compensem a liberação de carbono, uma delas o plantio de árvores em Ribeirão Preto. A emissão de carbono durante o evento será calculada e depois compensada com o plantio que, inclusive, já teve início no entorno do Estádio do Comercial, espaço que abrigará o evento. Além disso, visando a redução da emissão de gases poluentes, os geradores e trios elétricos no lugar de diesel comum utilizarão biodiesel.

A Brand Live, empresa organizadora do evento, está fazendo, ainda, uma campanha em parceria com a Triângulo Alimentos para incentivar a coleta de óleo de cozinha usado. Vários pontos de coleta serão montados em novembro e, a cada doação de três litros de óleo de cozinha usado, a pessoa recebe um litro de óleo novo. A empresa também vai recolher todo o óleo utilizado na Praça de Alimentação do evento, evitando que ele seja descartado de forma incorreta no meio ambiente.

Cultura para todos
Nos pontos de venda do Ribeirão Skol Folia, há uma campanha de incentivo à doação de livros usados, que serão repassados a bibliotecas e escolas públicas da cidade. A campanha é em parceria com a Fundação Feira do Livro. “Nosso objetivo é mostrar que, mesmo se tratando de um evento pontual, podemos plantar ações desenvolvidas facilmente, buscando a conscientização. Acreditamos que o jovem consciente é um agende de mudança social”, afirma Paulo Alonso, enfatizando que o objetivo é estender essas ações a todos os eventos da Brand Live durante o ano.

Três dias de muita animação
Dia 19 de novembro, quem sobe ao palco é a dupla sertaneja Fernando & Sorocaba. No trio elétrico, a alegria fica por conta da banda Cascabum. No dia 20, haverá show da banda Eva, que leva ao palco seus maiores sucessos, além da banda Jammil que arrasta a galera com o seu show no trio elétrico. O encerramento ficará por conta da dupla sertaneja João Lucas & Mateus. O domingo, dia 21, será marcado pelo gingado baiano de Ivete Sangalo. O evento conta ainda com Peixe e Michel Teló.



Compartilhar: