Doce harmonia

Doce harmonia

Nem só de petiscos salgados vivem os cervejeiros: é possível combinar boas cervejas, também, com as sobremesas

Engana-se quem imagina que as sobremesas combinam apenas com bebidas adocicadas. Cervejas de malte torrado também são capazes de fazer bons pares com doces, especialmente com aqueles preparados com chocolate. Entre essas bebidas, aliás, há inúmeras opções para ousar no acompanhamento de receitas doces. 

A assessora de imprensa Ingrid Ribeiro costuma combinar suas sobremesas com Stouts, Sour Beers e Pale Ales. “Com certeza, a combinação mais marcante que já fiz foi a de uma torta de morango com uma Stout. Por conta do forte sabor de café, esse não é o meu estilo favorito da bebida. Porém, nessa harmonização, o ácido do morango fica delicado e muito saboroso quando combinado com a cerveja escura. Garanto que esta é uma experiência incrível de sabor”, comenta. Para a jornalista, a combinação da Stout com chocolate é um casamento perfeito.

As notas de caramelo e de cacau presentes nesse estilo harmonizam com a doçura de sobremesas como o brownie, por exemplo. As cervejas frutadas também são boas opções, segundo Silmara Nascimento, consumidora de cervejas artesanais há cinco anos. “As cervejas do tipo Fruit Lambic são ácidas, o que as deixa bem parecidas com aquele azedinho das frutas vermelhas. Esse tipo de cerveja combina bem com um cheesecake. A única dica é que a cerveja seja feita da mesma fruta da calda”, indica a economista. 

Os sabores favoritos 
Ingrid Ribeiro recomenda que a harmonização comece sempre pela cerveja, para acentuar os sabores. Suas combinações favoritas têm vários tipos de cervejas.

Aroma de café
As cervejas favoritas de Silmara Nascimento para acompanhar uma boa sobremesa são as de sabor mais intenso.

Compartilhar: