Doença atinge 2% da população
Dia Mundial da Psoríase tem o intuito de eliminar preconceitos em torno da doença
Nesta terça-feira, 29 de outubro, o Brasil volta os olhos a uma doença que atinge aproximadamente 2% da população mundial: a Psoríase - uma doença inflamatória crônica, sistêmica, imunológica e não contagiosa.
“O intuito deste dia é esclarecer alguns pontos acerca desta doença. Que, ao contrário do que muitos pensam, tem como ser controlada e ter os sintomas amenizados”, explica o dermatologista Renato Soriani, presidente do VI Distrito Dermatológico da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
A Psoríase apresenta lesões avermelhadas e descamativas e atinge cotovelos, joelhos, couro cabeludo, podendo se espalhar pelo corpo. As causas ainda não foram totalmente esclarecidas.
Alguns genes relacionados à Psoríase foram identificados e explicam a sua predisposição familiar. Além disto, fatores como o estresse emocional, medicamentos, infecções, traumas físicos ou mudanças climáticas podem contribuir para o desenvolvimento e manutenção do problema.
O dermatologista Renato Soriani conta ainda que muitas pessoas têm medo de sofrer com o preconceito e, por este motivo, não procuram um especialista para o diagnóstico e tratamento. “Por este motivo é muito difícil saber a quantidade exata de pessoas que têm a doença no Brasil”, afirma.
Ribeirão Preto, assim como o País, carece de dados epidemiológicos que comprovem o número exato de pacientes com Psoríase. Contudo, de acordo com Soriani, a estimativa é de que em Ribeirão Preto cerca de 10 mil pessoas sofrem da doença.
O dermatologista orienta a todos a ficarem atentos e buscarem informações caso tenha alguns dos sintomas citados.
Para saber mais, basta acessar os sites: www.psoriase.org.br ou www.psoriasetemtratamento.com.br.
Revide On-line
Texto: Bruno Silva
Foto: Divulgação