Doença de Parkinson

Doença de Parkinson

Tec Med

O QUE É? 
Caracterizada pela degeneração progressiva dos neurônios produtores de dopamina no cérebro, a doença atinge cerca de 200 mil pessoas no Brasil. A falta desta proteína causa um desequilíbrio nos circuitos cerebrais responsáveis pela coordenação e desenvoltura dos movimentos. Apesar de ser mais prevalente entre pessoas do sexo masculino, principalmente a partir dos 65 anos, a doença pode também ocorrer em pessoas mais jovens. 

PRINCIPAIS SINTOMAS 
A tremedeira é um sinal recorrente, juntamente com a rigidez muscular, a lentidão e a instabilidade no andar. 

TRATAMENTOS 
O tratamento medicamentoso ainda é a primeira opção. O acompanhamento multidisciplinar, com médico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo e terapeuta ocupacional faz toda a diferença. No entanto, após alguns anos de boa resposta ao tratamento, os remédios passam a trazer menos benefícios. Nestes casos, o tratamento cirúrgico, através da chamada “Estimulação Cerebral Profunda”, desponta como o principal aliado à terapia medicamentosa. A cirurgia é segura, indolor e os efeitos podem ser notados imediatamente. 

DR. LUCIANO FURLANETTI (CRM 121.022) 
Especialista em Neurocirurgia, Ärztekammer des Saarlandes, Alemanha. Neurocirurgião do Centro Integrado de Neurocirurgia e do Grupo São Lucas, Ribeirão Preto. Professor Associado do Departamento de Neurociência do King’s College London, no Reino Unido 

HOSPITAL SÃO LUCAS 
R. Bernardino de Campos, 1426 
Tel.: (16) 4009.0020 
www.gruposaolucas.com.br

Compartilhar: