Edições especiais
Orlando Pesoti, jornalista

Edições especiais

Pintura diferenciada, adesivos exclusivos, e design alterado motivam consumidores a adquirir versões especiais de veículos, como o Gol Seleção

Prática bastante comum às diversas fabricantes de veículos, a produção de edições limitadas de modelos, com características próprias associadas a algum tema, constitui uma estratégia de venda bastante conceituada, que conquista cada vez mais consumidores. As vantagens da compra de um carro melhor equipado e com um custo semelhante aos demais modelos, além da associação de temas ao perfil de público que utiliza o veículo, são as principais motivações para a aquisição.

Produzidos com pintura diferenciada, adesivos exclusivos, acessórios e equipamentos extras e até com o design alterado, esses veículos podem ter diversos temas como referência, desde o aniversário da marca ou do próprio modelo até outras datas comemorativas. Seja qual for a associação, as edições especiais conquistam a preferência e, segundo seus proprietários, não há desvantagens na compra.

Exemplos dessa “categoria” de veículos são o Xsara Picasso, série especial Avatar, produzido pela Citroën e o Gol Seleção, com fabricação limitada pela Volkswagen. O primeiro utilizou o cinema e o segundo o esporte como tema de associação, assim, as fabricantes criaram veículos com exclusivos diferenciais de mercado. Acompanhe, a seguir, o que os modelos oferecem e a opinião de quem adquiriu o veículo.

CITROËN XSARA PICASSO
• série especial Avatar

A Citroën associou campeão de bilheteria Avatar e todo o seu enredo de uso sustentável da tecnologia, com respeito ao meio ambiente, à criação do modelo exclusivo Xsara Picasso série especial Avatar, que traz a tecnologia característica da marca e itens de série extras, como rodas de liga leve, rádio CD e DVD Player.

Para Cássio Palma, a série limitada traz os acessórios que o público do veículo deseja e isso deveria acontecer com todos os modelos de veículos. Foi a primeira vez que adquiriu um veículo edição especial. O nascimento do segundo filho e as constantes viagens para Uberlândia (MG) para visitar familiares da esposa, Tatiana Nunes, trouxeram a necessidade de um carro maior. “Gostamos do Xsara Picasso. Para nós, é um carro ideal para a família e o modelo Avatar agradou muito. Tem a qualidade da marca Citroën, com o espaço que nós precisamos e as vantagens da série especial: DVD, rádio/CD com comandos no volante e rodas de liga leve. Estamos muito felizes com a aquisição da edição Avatar”, afirma.

O que mais influenciou a compra do casal foi o DVD de série. “No carro que tínhamos antes, meu filho segurava a tela no colo. Agora ele já vem instalado no teto. Com isso, ganhamos mais conforto e tranquilidade nas viagens. Acredito que todo modelo de carro deveria ter uma edição especial, compatível com suas características e as de quem irá adquiri-lo”, finaliza.

VOLKSWAGEN GOL
• série especial Seleção

A Volkswagen utilizou como tema a Copa do  Mundo para lançar a edição especial Gol Seleção, limitada em três mil unidades, oferecida com motorização 1.0 e direção hidráulica. O modelo traz adesivos alusivos à Copa, conta com detalhes cromados nos para-choques e contorno dos faróis de neblina, além de diferenciais como as rodas de liga de leve de 14 polegadas, com desenho exclusivo, faróis de neblina e sistema de som com rádio CD/MP3/entrada auxiliar e bluetooth.

O jornalista Orlando Cezar Pesoti Júnior entrou totalmente no clima da Copa escolhendo o Gol Seleção na hora da compra do veículo novo. A opção, afirma, além de revelar um pouco de patriotismo, foi motivada pelos acessórios a mais que a edição especial traz de fábrica.

“Nunca havia me interessado por veículos edição especial. No Gol Seleção, gostei dos adesivos na lataria do carro, do banco com logo da seleção e do design do veículo além, é claro, dos equipamentos que a versão especial traz de série. Não vejo nenhuma desvantagem na compra, tenho certeza que a revenda será tranquila, até porque, ele tem mais acessórios. Acho que deveriam existir mais opções de veículos edição especial, para dar mais opção de compra”, afirma o jornalista.

A marca ainda oferece para o Gol Seleção, como itens opcionais, ar-condicionado, vidros e travas elétricas, alarme, volante com ajuste de altura e profundidade, freios ABS, airbag, computador de bordo I-System e sensor de estacionamento.

Especiais Copa do Mundo

Soul Exposição

Patrocinadora oficial da Copa do Mundo África 2010, a Kia lançou uma edição especial para os torcedores brasileiros que ficará exposta nas concessionárias. O KIA Soul vem com uma bandeira do Brasil pintada em sua lataria, cor verde na traseira, no teto e em boa parte da lateral e da dianteira. A cor amarela está nas portas, no capô e no retrovisor. O círculo azul, característico da bandeira brasileira, dá destaque ao paralama, ao capô e aos faróis

Football
Championship Edition

Na Alemanha, a OPEL (GM) desenvolveu o Corsa Football Championship Edition, em homenagem à seleção do país. Fabricado em número limitado, o carro possui a carroceria pintada de branco — cor do uniforme da seleção alemã —, adesivos nas laterais e nas capas dos espelhos retrovisores, que reproduzem as cores da bandeira do país europeu.

FIFA Word Cup
Limited Edition

A Itália, outro país participante da Copa, também recebeu um carro especial para o evento. A Hyundai projetou o FIFA Word Cup Limited Edition, em três diferentes modelos. As versões, denominadas i10, i20 e i30 possuem o mesmo tratamento visual, com a cor branca em destaque e uma bandeira da Itália desenhada do lado direito do capô e na lateral, próximo à roda dianteira.
fonte: www.onne.com.br

Texto: Yara Raci
Fotos: Júlio Sian e divulgação

Compartilhar: