Educação pela Paz

Educação pela Paz

Programa criado por educadores de Ribeirão Preto é usado por mais de 100 mil alunos do ensino fundamental em dezenove estados brasileiros

Uma escola estadual de Ribeirão Preto será a primeira da cidade a ser beneficiada com a implantação do Programa Cultura de Paz: Educação Emocional e Social com a metodologia Liga Pela Paz. A Escola Estadual Professora Hermínia Gugliano, na Vila Tibério, destaque com excelentes resultados no IDEB – Índice de Desenvolvimento na Educação Básica – em parceria com a organização Inteligência Relacional, criadora da metodologia Liga Pela Paz, já implantou e iniciou as aulas de educação emocional para os alunos. Esta ação prepara os alunos para reconhecerem suas emoções e aprender a regulá-las, o que melhora a convivência e reduz a violência na escola e na família.

O método, implantado em 2008, inicialmente em 13 municípios de Minas Gerais e São Paulo para 4 mil alunos, hoje atinge 19 estados do país e está disponível para 104 mil alunos e 4 mil educadores do ensino fundamental. Somente na rede pública da cidade do Rio de Janeiro mais de 20 mil crianças de várias comunidades, incluindo as que vivem no complexo do Alemão, aprendem a enfrentar os desafios da violência social e na família por meio de materiais como livros, músicas e jogos didáticos. As escolas também recebem livros digitais e formação continuada por meio da plataforma de educação a distancia da Inteligência Relacional.

Regina Dibo, diretora da Escola Estadual Hermínia Gugliano, enfatiza que a implantação do programa na instituição  propiciará aos alunos, educadores e familiares um grande avanço na construção da paz pessoal e social. A diretora acredita que a parceria possibilitará resultados ainda maiores nos processos de ensino e aprendizagem e chama a atenção para o material didático que recebem. Dibo conta que através do Painel das Emoções o aluno pode expressar os seus sentimentos, como as alegrias e tristezas, conversar com o professor e a turma sobre vários problemas. ”É uma ação de prevenção primária para reduzir a violência, deixar nossas crianças mais felizes e melhorar os índices de aprendizagem na escola e lida com técnicas que podemos usar no cotidiano para promover o desenvolvimento humano por meio da paz”, salienta.

A célula mãe do Programa Educação Liga Pela Paz fica na cidade de Ribeirão Preto, onde mais de 50 profissionais estão envolvidos diretamente com a produção dos materiais didáticos. São escritores, consultores pedagógicos que fazem o acompanhamento das escolas semanalmente, promovem encontros de sensibilização e formação continuada de professores. Há também, a equipe de Tecnologia que cria os livros digitais com motion designers, game designers, programadores PHP, consultores de parcerias para contatos com as escolas, secretarias, parceiros em geral e área de comunicação. Todo o trabalho foi qualificado oficialmente pelo MEC.

O programa, que já foi apresentado ao ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, em viagem ao Brasil, conta com nove personagens da Liga pela Paz que promovem o diálogo entre as crianças sobre as principais questões voltadas à violência e à inclusão social.

Segundo o fundador da organização Inteligência Relacional, João Roberto Araújo, o objetivo é educar para as emoções como fundamento da construção da paz que promove o bem estar, a redução da violência e prepara a mente das crianças para aprender melhor e mais facilmente. A Liga Pela Paz viabiliza para alunos e professores do ensino fundamental uma ação concreta para o desenvolvimento da inteligência emocional, reconhecidamente essencial para a felicidade e sucesso sócio profissional das pessoas. “O Programa Cultura de Paz, com a metodologia Liga Pela Paz, é uma iniciativa focada na disseminação dos conceitos de cultura da não violência para educadores e educandos do ensino fundamental e a demanda que temos encontrado em todo o país, nos chega como uma resposta à avidez com que as instituições de ensino têm buscado alternativas para a abertura de um novo modelo, um novo diálogo”, coloca Araújo.
 
Escola abre portões à comunidade
Para comemorar a iniciativa e a implantação do Programa de Educação Liga pela Paz, a Escola Estadual Professora Hermínia Gugliano, abre os portões para alunos, pais e comunidade em geral, no próximo dia 23 de maio, às 19 horas, para oferecer uma palestra com o fundador da Organização Inteligência Relacional que vai falar sobre “Educação emocional e seus reflexos na formação de nossas crianças”. Na ocasião, Araujo, também fará o lançamento do livro “Educação Emocional e Social – Um Diálogo sobre Arte, Violência e Paz”.

O endereço é Rua Dr. Jorge Lobato, 765, Vila Tibério.

REvide on-line

Compartilhar: