Eficiência Alimentar

Eficiência Alimentar

Testes realizados pelo Instituto de Zootecnia avaliam o melhor rendimento, com erro e consumo mínimos, em bovinos da raça Senepol.

Por meio de uma parceria com criadores da região, o Instituto de Zootecnia (IZ), órgão ligado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, realiza testes de eficiência alimentar em bovinos da raça Senepol utilizando alta tecnologia aplicada nos cochos. A pesquisa acontece na Estação Experimental de Zootecnia, em Sertãozinho, e utiliza dois equipamentos para mensurar o consumo diário de alimentos e de água de cada animal.
O sistema GrowSafe canadense avalia, sem interrupção, 24 horas por dia, toda a dieta consumida nos cochos por animal. Os recipientes possuem balança eletrônica e antenas que identificam a presença do gado por um chip eletrônico acoplado ao brinco, transmitindo informação em tempo real para um computador que fica no escritório do IZ. Já o sistema nacional Intergado mede o alimento e também a  água consumida pelo animal.
Zootecnista e diretora do Centro de Pesquisa em Pecuária de Corte do IZ, Joslaine Noely Cyrillo observa que o trabalho pretende identificar animais de alta eficiência econômica. Para isso, além da alimentação, outras avaliações são realizadas no período do teste, entre elas, a de carcaça por ultrassonografia, a de espessura de gorduras, de características morfológicas, de fertilidade e de precocidade.  

Compartilhar: