Elas estão no comando

A prefeita Dárcy Vera, acompanhada por uma parcela das mulheres que compõem o alto escalão de sua administração, representam a força da mulher ribeirãopretana

O primeiro dia deste ano foi marcado por um fato inédito no Brasil: uma mulher, a petista Dilma Rousseff, assumiu a presidência da República. Convicções partidárias a parte, este acontecimento confirma o que pode ser observado no país e no mundo, nos mais variados segmentos: as mulheres estão conquistando cada vez mais espaço em cargos de liderança, comandando com mãos firmes, sensibilidade e olhar atento. Em Ribeirão Preto, elas também vêm alcançando posições de destaque em diversas áreas, inclusive na política. Pelas conquistas, essas mulheres merecem uma homenagem às vésperas do Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março.

Desde 2009, o município é comandado pela prefeita Dárcy Vera, a primeira mulher eleita para o mais alto cargo executivo da cidade. Sua trajetória política teve início, em 1995, como vereadora, cargo que assumiu por ser 1ª suplente. Foram três eleições vitoriosas para a Câmara dos Vereadores de Ribeirão Preto, uma para a Assembleia Legislativa e uma, a mais recente, para a Prefeitura Municipal, com 52% dos votos.
Conhecida por sua dedicação intensa ao trabalho, Dárcy faz questão de lembrar que é uma mulher normal, que divide seu tempo entre a rotina da Prefeitura, da casa e da família. Casada com Mandrison Almeida e mãe de quatro filhos — Melmoara, de 13 anos, Victória, de 14 anos, Leandro, de 18 anos e Mônica, de 25 anos —, a prefeita ribeirãopretana salienta que é preciso ter equilíbrio para também dar conta das atividades de dona de casa, mãe e mulher. “Não sou diferente da maioria das mulheres do século XXI, que vivem uma tripla jornada, mas que podem comemorar uma série de conquistas importantes”, avalia a prefeita.

Ativista cultural
Ao lado de Dárcy, outras mulheres ocupam cargos de comando na administração municipal. O atual governo conta com o maior número de colaboradoras, especialmente em cargos de liderança. É o caso de Adriana Silva, que desde o princípio do atual mandato comanda a Secretaria da Cultura. Ativista do segmento desde a adolescência, a jornalista trabalhou durante sete anos junto à mesma Secretaria como coordenadora de Literatura. A atual secretária, que possui dois livros publicados, participou de movimentos culturais, foi vice-presidente da Associação de Jovens Artistas e é membro da Academia de Letras e Artes. O convite para assumir a pasta veio da prefeita, amiga e colega de profissão, conhecedora de sua paixão e dedicação à cultura.

Sua rotina de trabalho frequentemente possui três turnos e sete dias da semana. “Tenho uma equipe fantástica, mas estou vivendo um momento de dedicação total à Secretaria”, revela Adriana. Depois de ter conduzido a elaboração do Plano Municipal de Cultura por 20 anos junto ao Conselho de Cultura, ter implantado o Programa de Incentivo à Cultura e a Rede de Pontos de Cultura, concluiu o Inventário de Referências Culturais de Ribeirão Preto e tem como prioridade atual a implantação do Programa de Proteção e Preservação do Patrimônio da cidade. Adriana ainda cumpre sua agenda de doutorado, finaliza seu terceiro livro e cuida da família: o marido Dácio Campos e a filha Mariah, de 15 anos. “Faço as malas do meu marido e levo minha filha a seus compromissos, mas estou em absoluta crise com o supermercado, já que não consigo mais me dedicar às compras da casa como gostaria”, brinca. Para Adriana, as mulheres estão se destacando atualmente porque romperam com a convenção de que deveriam permanecer atrás do fogão. “Mulheres em cargos de liderança buscam entender eventuais acontecimentos a partir do ser humano. Além disso, conversamos mais do que os homens”, avalia a secretária, que acredita que a busca das mulheres deve ser por melhores oportunidades.

Novos degraus
Ana Cristina Delgado Moreira, coordenadora de Limpeza Urbana, também concorda que as mulheres devem galgar novos degraus. Funcionária pública desde 1988, a engenheira civil comanda, ainda, os trabalhos dos programas Verde Cidade e Cidade Limpa, além de ser diretora do Departamento de Manutenção da Secretaria de Infraestrutura. Por ter atuado diretamente no desenvolvimento dos estudos que culminaram na criação da Coordenadoria de Limpeza Urbana, assumiu sua direção, a pedido da prefeita Dárcy Vera. “Esta área é responsável pela roçada de matagais públicos e privados em Ribeirão Preto, pela coleta de massa verde e sua destinação, pela limpeza, capinagem, varrição, coleta e descarte do lixo, além de poda e de extração de árvores e manutenção de praças”, lista Ana Cristina. Para dar conta de tantas atribuições, a coordenadora conta com uma equipe qualificada, mas fiscaliza pessoalmente as principais avenidas da cidade, entre outras regiões, diariamente. Atualmente, entre os principais projetos da Coordenadoria de Limpeza Urbana está a ampliação da coleta seletiva no município, juntamente com o projeto de conscientização da população.

Quando está fora do trabalho, Ana Cristina dedica-se à família e aos amigos. “Precisamos de muito jogo de cintura para conciliar família, casa e trabalho”, avalia. A coordenadora enxerga com olhos otimistas a ascensão feminina a cargos de liderança, já que eles representam o crescimento de oportunidades iguais a ambos os sexos. Para ela, além da determinação, as mulheres possuem uma grande capacidade de observar os detalhes. “Somos, em geral, multifuncionais e quando
desempenhamos um papel com amor conseguimos atingir nosso objetivo”, acrescenta Ana.

Educadora
Foi por conta da intensa dedicação ao ensino, que teve início na década de 1970, que a pedagoga Débora Vendramini passou a compor o alto escalão da administração municipal em janeiro de 2009. Sua trajetória profissional vai das salas de aula do primário ao curso superior, passando pela coordenadoria e pela direção de diversas instituições de ensino. Apesar dessas experiências, considera o papel de secretária da Educação de Ribeirão Preto o mais desafiador de sua carreira. A rotina é marcada por muito trabalho e dedicação exclusiva, com visitas e reuniões junto à diretoria de escolas, professores e pais. “Procuro manter contato direto com minha equipe de trabalho a fim de agilizar os procedimentos e solucionar os problemas das nossas unidades escolares”, afirma Débora. Entre as prioridades da Secretaria, desde o primeiro dia do mandato, estão o aumento do número de vagas da rede municipal de ensino e a melhoria de sua qualidade. “Em 2011, um projeto que merece destaque é a organização do Fórum Internacional de Educação da região de Ribeirão Preto, que será realizado em outubro”, antecipa.

Fora do expediente, Débora tem na família seu porto seguro e faz questão de manter o convívio próximo com as filhas Juliana e Flávia. Bons amigos, bons livros e bons filmes também estão presentes na rotina da secretária, que avalia que as conquistas femininas, inclusive na política, refletem a modernização da própria sociedade, mas, principalmente ao fato de as mulheres estarem muito bem preparadas profissionalmente. “No entanto, acredito que o bem profissional de uma pessoa vai além de um cargo ou de um bom salário. Está, sim, relacionado ao trabalho realizado em seu percurso, à maneira como escreve sua própria história”, avalia Débora.

Responsabilidade social
O percurso marcado pela realização de diversos trabalhos de responsabilidade junto à empresa da família, a Construtora Pereira Alvim, levou Mara Canheo Pereira a assumir a presidência do Fundo Social de Solidariedade. “Minha família me ensinou a importância da dedicação ao próximo e, por conhecer meu trabalho nessa direção, a prefeita me convidou para assumir essa responsabilidade”, afirma Mara. Apesar da correria do dia a dia, a presidenta comemora as conquistas obtidas neste cargo. Entre alguns projetos encampados pelo Fundo Social estão a Praça do Idoso e uma ação que visa a geração de renda para a terceira idade. Além da rotina junto à administração pública, Mara procura se envolver com ações sociais de outras naturezas junto ao voluntariado.

A agenda intensa de compromissos também faz parte da vida da família de Mara, casada e mãe de duas filhas. “Quando decidimos descansar juntos, aproveitamos intensamente”, frisa a presidenta. Nas horas livres, procura se reunir com as amigas e passear para recarregar as energias. Mara orgulha-se de fazer parte desse momento histórico em que as mulheres estão conquistando maior participação na sociedade. “Só agora a mulher vem tendo sua capacidade reconhecida, mas essa luta já existe há muitos anos”, avalia Mara. Persistência e dedicação estão entre as características femininas destacadas pela presidenta.

Rotina intensa
Esses dois ingredientes não faltaram à Maria Sodré que, ao lado da prefeita Dárcy Vera, iniciou a vida pública em 1995, como chefe de gabinete da então vereadora. Hoje, além de secretária do DEM, responde pela Secretaria de Assistência Social. Desde o início da carreira pública, Maria Sodré esteve envolvida com projetos sociais, fosse na sua elaboração ou na sua execução. “Assumi a Secretaria não só por causa da experiência, mas também pela confiança profissional e do estreito relacionamento com a prefeita”, argumenta. Junto à função, mantém uma rotina de intenso trabalho e está disponível 24 horas por dia para qualquer emergência. “A proposta do nosso trabalho é garantir políticas públicas que visam à melhoria da qualidade de vida da população em situação de vulnerabilidade social”, explica a secretária, reforçando que a assistência social é um direito de todo cidadão que dela precisa. Entre os principais projetos desenvolvidos estão os Núcleos de Atendimento às Crianças e Adolescentes, o Serviço de Telefonia “Fale Assistência Social”, o Centro de Qualificação Social e Profissional, o Banco de Alimentos e a Vila Dignidade.

Para a secretária, sensibilidade, intuição, olhar mais humano e prático sobre as questões que cercam as mulheres são vantagens do sexo feminino em cargos de liderança. “As mulheres representam um avanço para a democracia e para a diminuição das desigualdades sociais”, opina. Além da correria junto à função, Maria cursa Administração de Empresas por meio da Educação a Distância, cuida dos pais, já mais velhos, e procura compartilhar momentos agradáveis com a família — os filhos Marcelo e Paula e os quatro netos. Para as mulheres que desejam assumir cargos de liderança, recomenda o investimento na capacitação.

Administração do Tempo
Uma formação profissional sólida foi o que buscou Mariel Silvestre, Secretária de Meio Ambiente. Advogada, Gestora Ambiental e professora universitária. Mariel é mestre em administração e política dos recursos naturais, pós graduada em direitos e interesses difusos e coletivos, autora de livro na área do direito ambiental e minerário, sócia fundadora da Associação Brasileira dos Professores de Direito Ambiental (APRODAB). Antes do cargo atual, foi presidenta do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA) e chefiou a Seção de Licenciamento Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente. Dada a municipalização do licenciamento ambiental, a Secretaria municipal passou a ter atribuições em vários tipos de atividades industriais, além de analisar processos de extração de árvores, intervenção em área de preservação permanente, dentre outros. A pasta de meio ambiente também é responsável por programas e projetos sócio-ambientais como o “Vamos Arborizar Ribeirão Preto”, com plantio de milhares de mudas por todo o município, além de projeto de educação ambiental. O Bosque e Zoológico e o Horto municipal estão ligados à Secretaria de Meio Ambiente. “A administração do tempo é um desafio para poder conciliar vida profissional e pessoal, o importante é que trabalho com o que mais gosto. Tenho paixão pelo que faço.”

Entre os principais projetos da Secretaria estão o manual de serviços e de procedimentos, o programa de arborização, que busca o plantio nas áreas de preservação permanente, nas áreas verdes públicas e o censo arbóreo e revitalização arbórea em calçadas, além de projeto de educação ambiental e de controle de resíduos.
Ler, assistir a filmes, pedalar e caminhar estão entre as atividades da secretária em seu tempo livre. Para Mariel, responsabilidade, dedicação, aperfeiçoamento contínuo, respeito ao próximo e força de vontade são ingredientes que devem fazer parte da busca de qualquer profissional, seja ele homem ou mulher.

Liberdade
A secretária de Negócios Jurídicos, Vera Zanetti, acredita que o destaque profissional conquistado pelas mulheres está relacionado à sua liberdade. “Liberdade de agir, de estar em todos os lugares, de decidir e de imprimir nos seus atos sua maneira de encarar a vida. E as únicas ferramentas que garantem essa liberdade, condição vital para a plenitude humana, são o trabalho e a independência econômica que ele proporciona”, avalia Vera. Funcionária pública concursada em 1989, assumiu a primeira função em 1994 e, desde então, esteve em cargos de confiança de tempos em tempos. Por ter participado da transição do governo, foi convidada a assumir a Secretaria de Negócios Jurídicos, onde destaca o trabalho em equipe. “Recebemos uma diversidade muito grande de questões relativas a todas as áreas do direito. Por isso, o trabalho de todos é fundamental, tendo um único objetivo em foco: o interesse público e a defesa do erário público. Não temos projetos específicos, mas trabalhamos com todas as secretarias dando respaldo jurídico às suas realizações”, esclarece Vera.

Para a secretária, apesar de todas as demais funções, o papel de mãe é o mais importante desempenhado pela mulher. “O desenvolvimento de uma criança depende física e psicologicamente da mãe. Não atribuo apenas à educação pública a responsabilidade pela formação dos futuros cidadãos”, afirma Vera, mãe de Isabella e de Pedro e avó de Juliano. Conciliar as diversas responsabilidades — profissão, família, filhos, casamento — exige das mulheres uma capacidade de entrega e doação que não pode se esgotar, sob pena de desestruturar o sistema social. “É por este e outros motivos que as mulheres merecem muitas homenagens em seu Dia Internacional”, conclui a secretária.

Texto: Luiza Meirelles
Fotos: Julio Sian

Confira no Portal da Revide a entrevista exclusiva da Prefeita Dárcy Vera e o vídeo dessa matéria
 - Entrevista
 - Vídeo

Compartilhar: