Eleições parcialmente definidas
Por conta das eleições, Arnaldo Jardim (PPS), Baleia Rossi (MDB) e Marco Feliciano (PODEMOS) retornam à Câmara Federal, enquanto Léo Oliveira (MDB) e Rafael Silva (PSB) seguem no Legislativo de SP
Depois do período de campanha mais curto da história recente — os candidatos tiveram apenas 45 dias para conquistar a preferência do eleitor —, está encerrada a primeira etapa das eleições de 2018 no Brasil. O pleito ocorrido no dia 7 de outubro solicitou aos eleitores seis indicações de representantes, para os cargos de deputado federal, deputado estadual, dois senadores governador estadual e presidente da república. Para os postos legislativos, candidataram-se 43 pessoas vinculadas à Região Metropolitana de Ribeirão Preto — 17 para o cargo de deputado federal e 26, para estadual; o Estado de São Paulo totalizou outros 20 concorrentes ao Senado Federal. A disputa para o governo paulista contou com 13 candidatos, mesmo número de presidenciáveis.
As eleições deste ano levaram 117, 4 milhões de pessoas às urnas em todo o país. Isso porque 20,32% dos 443,2 milhões de eleitores aptos a votar não exerceram o direito ao voto. Em Ribeirão Preto, a ausência das urnas foi ainda elevada: entre 443,2 mil ribeirãpretanos com direito a manifestar sua preferência política, apenas 337,8 mil compareceram em suas seções eleitorais, o que significa uma abstenção de 23,8%. No cenário nacional e local, estes foram os maiores índices registrados desde 2002. No município, 9.918 eleitores optaram por votar em branco e outros 22.803 anularam o voto.
A primeira etapa da corrida eleitoral apontou quem são os 94 deputados estaduais que irão compor a 19ª Legislatura da Assembleia Legislativa e os 70 deputados federais que atuarão em Brasília pelos próximos quatro anos, na Câmara Federal. No ranking dos mais votados em números absolutos, Janaina Paschoal (PSL) é a primeira colocada, tendo conquistado 2.060.786 de votos para o legislativo estadual. No âmbito estadual, o segundo colocado é Arthur Mamãe Falei (DEM), com 478.280 votos. Na esfera federal, o campeão das urnas foi Eduardo Bolsonaro (PSL), com 1.843.735 votos. Joice Hasselmann (PSL) foi a segunda colocada na disputa por uma vaga na Câmara, com 1.030.293 votações.
Entre os candidatos vinculados à Região Metropolitana de Ribeirão Preto, foram eleitos três deputados federais e dois estaduais. O número de políticos bem-sucedidos nessa disputa apenas 9,8% do total de candidatos que disputaram o pleito deste ano. Seguem em Brasília o Pastor Marco Feliciano (Podemos), que obteve 239.784 votos (1,14%) e Baleia Rossi (MDB), que conquistou 214.042 (1,01%). Arnaldo Jardim (PPS) obteve 132.363 votos (0,63%) e também irá compor a Câmara dos Deputados no próximo ano. Léo Oliveira (MDB) somou 76.703 votos (0,37%) e continua na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, assim como Rafael Silva (PSB), que computou 71.992 votos (0,35%).
Para o Senado Federal, os eleitores de São Paulo escolheram Major Olímpio (PSL), que obteve 25,79% dos votos, e Mara Gabrilli (PSDB), que somou 18,63% das escolhas. Eduardo Suplicy (PT) ficou em terceiro lugar e Ricardo Tripoli (PSDB), em quarto. João Doria (PSDB), com 6.431.427 de votos, e Márcio França (PSB), com 4.358.887 de votos, disputarão o segundo turno para o Governo do Estado de São Paulo. Já para a Presidência, a disputa será entre Jair Bolsonaro (PSL), que teve 46,06% dos votos válidos, e Fernando Haddad (PT), que contou com a preferência de 29,24% do eleitorado.
Compromissos firmados
Com mais de 70 mil votos, o deputado Estadual pelo MDB reeleito, Léo Oliveira, iniciou a vida política em 1990, quando foi eleito deputado estadual pela primeira vez. De lá para cá, também foi vereador de Ribeirão Preto, por dois mandatos, e deputado federal. Com a vitória do dia 7 de outubro, Oliveira iniciará o quarto mandato como deputado estadual. “Agradeço a confiança da população e firmo o compromisso de continuar defendendo os interesses de Ribeirão Preto e região, trazendo investimentos para a segurança, a saúde e a educação, além de atender às necessidades das entidades que prestam atendimento na cidade”, destaca o deputado eleito.

Segundo Oliveira, apesar da vitória nas urnas, o fato de apenas dois políticos da cidade conseguirem uma vaga na Assembleia Legislativa paulista faz com que a cidade perca a representatividade na Casa. “Lamento a aprovação de apenas dois candidatos da nossa região, em uma cidade com mais de 400 mil eleitores, o que exigirá um trabalho redobrado de quem deseja defender os direitos dos cidadãos ribeirãopretanos”, comenta o deputado. O candidato reeleito pretende dar sequência ao projeto de construção do Hospital Veterinário Público Metropolitano de Ribeirão Preto, já aprovado pela Comissão de Justiça da Assembleia Legislativa. “Esta também é uma questão de saúde pública e a intenção é prestar atendimento a mais de 30 cidades da região”, acrescenta Oliveira.
Natural de Jardinópolis, o deputado estadual reeleito, Rafael Silva (PSB) destacou-se por colocar fim à aposentadoria especial para vereadores e deputados estaduais. Como deputado estadual, foi autor de leis como a oferta de 5% das vagas de concursos públicos para pessoas com deficiência, a destinação de 7% das casas populares para pessoas ou famílias com entes nessas condições e a consolidação dos direitos para pessoas com deficiência no estado de São Paulo, como assistência médica, clínica e cirúrgica, universal e gratuita, com assegurado atendimento personalizado e prioritário. O deputado reeleito concorda que Ribeirão Preto perde a representatividade com apenas dois eleitos da região para o próximo mandato. “Este é um cenário inconcebível para a nossa cidade, mas trabalharemos fortemente para dar andamento ao trabalho de maneira digna e independente”, comenta Rafael.

Trabalhar pela melhoria do sistema de saúde, bem como implantar novas unidades de atendimento em Ribeirão Preto, estão entre as prioridades do próximo mandato do deputado. “Colocaremos para funcionar o que já existe e precisa de qualidade como, por exemplo, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Outro exemplo é a continuação das duplicações de rodovias — além das que já consegui — para evitar o aumento no número de mortes e acidentes de trânsito. Também pretendo continuar conseguindo investimentos para as entidades de Ribeirão Preto”, pontua o deputado reeleito.
Líder do MDB na Câmara, o deputado federal Baleia Rossi acumula em seu histórico político projetos em favor dos direitos das mulheres e participação na aprovação da medida provisória que concedeu pequenos empréstimos a empreendedores de baixa renda, medida que permitiu o saque do PIS/Pasep dos trabalhadores com tempo de contribuição.

O deputado ressalta que continuará trabalhando pela Saúde, contribuindo para melhorar os atendimentos das Santas Casas e dos hospitais de câncer. “Essa é a forma que tenho de ajudar as pessoas mais simples, representando a nossa região e todo o Estado na Câmara Federal. Em um pleito com poucas reeleições, estou muito feliz em ter a confiança dos paulistas para continuar meu trabalho e, graças a Deus, aumentar minha votação”, agradece. Ao todo, o político já soma três mandatos como vereador e três mandatos como deputado estadual. O próximo será o segundo mandato na Câmara Federal, onde Baleia se tornou um dos principais articuladores do presidente Michel Temer.
Nascido em Altinópolis (SP), o engenheiro civil Arnaldo Jardim (PPS) iniciou sua vida política como líder estudantil, quando se tornou diretor do DCE da USP e da União Estadual dos Estudantes, lutando pela democracia. Exerceu quatro mandatos como deputado estadual e já soma três mandatos como deputado federal. Além disso, foi secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo durante o último governo de Geraldo Alckmin (PSDB). “Com muita responsabilidade e alegria, agradeço por ter sido bem votado na região de Ribeirão Preto, sendo em muitas dessas cidades o primeiro colocado. Fizemos uma campanha digna, sem concessões à demagogia e ao populismo, reforçando nosso compromisso com o setor agropecuário, o desenvolvimento, a boa política e a permanente presença junto à comunidade e aos municípios”, destaca.

A partir do próximo ano, pretende seguir defendendo o setor, segundo Jardim, tão importante e estratégico para a região. “Incentivar a pesquisa, ter projetos na área de logística e escoamento da safra são questões decisivas para que o segmento possa se desenvolver. Estes serão os focos da minha atividade. Além disso, quero continuar atuando em prol dos municípios, para conseguir recursos e desenvolver programas nos mais diferentes segmentos, que resultem em qualidade de vida para a nossa população”, finaliza o deputado eleito.
Procurado pela redação, a assessoria de imprensa do Pastor Marco Feliciano (Podemos) informou que o do deputado federal reeleito se manifestaria por meio de nota. Até o fechamento desta edição, não houve pronunciamento oficial de Marco Feliciano. Natural de Orlândia, o deputado é pastor da Catedral do Avivamento, igreja pentecostal ligada à Assembleia de Deus. Formado em Teologia pela Faculdade de Educação Teológica Lógos (Faetel), em São Paulo, e pela Faculdade de Teologia de Boa Vista (RR); também é doutor em Divinidade/Artes da Teologia pelo International Seminary Hosanna and Bible School, de Pompano Beach, Estados Unidos.

Análise do cenário eleitoral
O cientista político e professor Luiz Rufino comenta, surpreso, as insatisfações de 2013 estarem tão presentes nestas eleições, mesmo porque, segundo ele, em 2014 não houve tempo hábil para reações grandiosas da população ou um candidato que despertasse a insatisfação da maioria relevante dos eleitores. “O mais surpreendente é que as últimas pesquisas do cenário político em Ribeirão Preto apontavam uma indecisão acima dos 40% para os cargos de deputado estadual, federal e para o Senado. A verdade é que Jair Messias Bolsonaro provou ser um cabo eleitoral à altura de Lula, pois mais que conseguir varrer uma onda de indecisos de siglas, antes nanicas, como o PSL, para as diversas casas legislativas, conseguiu defenestrar velhos políticos e velhas práticas do cenário político regional. Creio que, mesmo não conseguindo uma renovação em sua totalidade, deixou o recado para aqueles que ainda sobreviveram a esse tsunami”, continua Rufino.

Candidatos x número total de votos
NOVO
Federal
Ferraz Junior: 4.219
Maria Claudia Carvalho: 2.491
Estadual
Isaac Barreto: 8.860
PATRIOTA
Federal
Adilson Barroso: 42.717
Fernando Chiarelli: 22.261
Estadual
Alexandre Sousa: 1.561
Marco Portela: 2.217
PCDOB
Estadual
Glauber: 273
Sidnei Taliba: 348
PHS
Estadual
Gustavo Coelho: 1.176
João Gandini: 20.240
PODEMOS
Federal
André Rodini: 2.890
Estadual
Isabel da arquitetura: 199
Marcinha da Renovação: 374
PR
Federal
Ester Nardin: 267
PROS
Federal
Sargento Henrique Passarinho: 830
Estadual
Chaveirinho: 410
Lucas Kexão: 569
PSB
Federal
Ricardo Silva: 61.037
Estadual
Suely Vilela: 8.262
PSD
Estadual
Wilma Malta: 399
PSDB
Federal
Dr. Yussif Ali Mere: 13.735
Samanta Duarte Nogueira: 42,282
Estadual
Fabiano Trigo: 9.774
Mauricio Gasparini: 39.242
PSL
Federal
Rodrigo Junqueira: 14.057
Tenente Coronel Nusque: 11.359
Estadual
Marcio Thomazini: 1.762
Paulo da Sucata: 2.371
PSOL
Federal
Ramon Faustino: 2.310
Estadual
Dr. Hermenegildo: 1.924
Fernando Ferreira: 3.030
Luquinha Atleta: 2.366
Professor Sandrão: 1.732
PT
Federal
Carlos Alberto Bezerra: 1.386
Jorge Roque: 4.520
Estadual
Roberto Enfermeiro: 254
Roberto Gândara: 2.255
Sidnei Rosa: 1.191
PV
Federal
Tatiane Biaggi: 1.534
REDE
Federal
Marcos Papa: 23.703
Estadual
Professor Henrique Croisfelts: 1.584
Sonia Borges: 1.305
MDB
Federal
Baleia Rossi 214.042
Estadual
Léo Oliveira 76.703
Os mais votados em Ribeirão Preto
Deputado Federal
Ricardo Silva (PSB) 21.428
Eduardo Bolsonaro (PSL) 20.473
Chiarelli (PATRIOTA) 19.969
Marcos Papa (REDE) 18.273
Joice Hasselmann (PSL) 16.559
Baleia Rossi (MDB) 14.777
Samanta Nogueira (PSDB) 7.586
Deputado Estadual
Janaína Paschoal (PSL) 35.302
Léo Oliveira (MDB) 18.632
Rafael Silva (PSB) 18.609
Maurício Gasparini (PSDB) 16.934
Juiz Gandini (PHS) 13.192
Arthur “Mamãe Falei” (DEM) 7.733
Souza Junior (PSL) 5.562
Tecnologia na votação
Em 2018, 100 municípios do Estado paulistas tiveram 100% do eleitorado cadastrado pelo sistema biométrico, que vem sendo implantado desde 2010. Na região, Nuporanga, Rifaina, Viradouro, Monte Azul Paulista, Miguelópolis, Santa Rita do Passa Quatro e Altinópolis estão nesta lista. Em Ribeirão Preto, 7.118 mil eleitores de Ribeirão Preto votaram utilizando o sistema biométrico. Apesar da tecnologia, alguns cidadãos enfrentaram dificuldades na hora de votar, pois, em algumas unidades eleitorais, as seções haviam mudado de lugar, fazendo com que as pessoas fossem obrigadas a se deslocar para o prédio da Justiça Eleitoral para descobrir qual era, de fato, o seu colégio eleitoral. Além disso, nem todas as escolas disponibilizaram o sistema de votação com o auxílio da digital.
Entenda o 2º turno
No dia 28 de outubro, os cidadãos voltam às urnas para o 2º turno. Nessa data, será escolhido o novo presidente e, em alguns estados, o governador. A batalha presidencial será entre os candidatos Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT). Em São Paulo, João Dória (PSD) e Márcio França (PSB) concorrem ao principal cargo do governo. Entre os dias 12 e 27, estão liberadas as campanhas eleitorais. Nesse período, será permitido distribuir material gráfico, realizar comícios, utilizar alto-falantes e amplificadores de som e realizar publicações nas redes sociais. No rádio e na televisão, a propaganda será restrita a dois blocos de 20 minutos para cada disputa, divididos em tempos iguais, ou seja, cada candidato terá 10 minutos para expor suas propostas. No rádio, as inserções são realizadas às 7h e às 12h e na televisão, às 13h e às 20h30. Os debates, por sua vez, ocorrerão a partir do dia 11 de outubro, sendo que o último está marcado para 26 de outubro. Todos os eleitores poderão votar, inclusive, aqueles que não votaram no primeiro turno — desde que não tenham pendências com a Justiça Eleitoral. Quem não votou no primeiro turno tem até 6 de dezembro para apresentar sua justificativa junto aos órgãos competentes, sob pena de multa de R$ 3,50. Já quem não votar no segundo turno terá até 27 de dezembro para apresentar a justificativa.
Texto: Cristiane Araujo
Reportagem: Paulo Apolinário
Fotos: Ibraim Leão e Julio Sian