Eleitor pode opinar sobre número de vereadores

Eleitor pode opinar sobre número de vereadores

Assunto que foi exaustivamente discutido em 2012 precisa ter definição até outubro deste ano; enquete registra opinião de leitores

O número de vereadores de Ribeirão Preto foi motivo de muita discussão em 2012, após o número de cadeiras ter sido ampliado de 20 para 27. Uma barulhenta campanha, que incluiu uma pesquisa de opinião pública, manifestações na câmara e na cidade, levou os vereadores a votarem atrás e fixar o número em 22.

Neste ano que antecede as eleições municipais, a Câmara, se quiser alterar o número, deve aprovar emenda à Lei Orgânica do Município (LOM) até um ano antes da eleição (dia 2 de outubro). Entre os vereadores há quem defenda a redução para os 20 do passado, que se amplie para 27, que é o número permitido pela Constituição Federal, e os que desejam a manutenção dos 22.

Pelo menos dois vereadores já apresentaram requerimento em defesa das 20 cadeiras – Ricardo Silva (PDT) e Samuel Zanferdini (PMDB). Recentemente, pelo Facebook, o vereador Cícero Gomes da Silva (PMDB) passou a defender também 20 cadeiras.

Agora você também pode opinar na enquete do portal Revide. O levantamento está no ar e permanece até o final do mês, com as opções de aumento do número, manutenção ou redução. A enquete, no entanto, não é uma pesquisa científica. Serve apenas como uma tomada de opinião, mas pode mostrar a preferência do grupo que dela participa. Então opine.

Otimismo

Na enquete anterior, quando a pergunta foi sobre a expectativa para 2015, os participantes da enquete mostraram otimismo. Para 68,29% este ano será melhor que ano passado. Já 29,27% apostou que não haverá mudanças entre 2014 e 2015. No grupo há apenas 2,44% que consideram que este ano pode ser pior que o anterior.

Revide On-line
Fotos: Arquivo Revide

Compartilhar: