Eles chamam a atenção

Eles chamam a atenção

Já faz tempo que os projetistas descobriram a importância do design para o segmento automotivo. Confira alguns modelos que marcaram a evolução dos carros

Quando o primeiro automóvel foi lançado, no século passado, as pessoas não enxergavam a novidade como algo que vai além de um utilitário. Entretanto, com o aumento do mercado e o surgimento de novos modelos, inovações na forma e no estilo ganharam espaço entre as montadoras por causa da disputa por novos clientes.

Assim como potência e tecnologia, o design se transformou em um importante diferencial oferecido pelas grandes marcas. De acordo com o gerente comercial da Kia Matriz, Marcos Ricci Tabajara, as fábricas que investem nesse segmento saem na frente na corrida por vendas. “O visual é uma tendência mundial, que ganha cada dia mais apaixonados. A Kia investiu nisso e acertou, pois os modelos projetados trazem junto com eles o símbolo da beleza, bastante cobiçada por muitas pessoas”, explica o profissional, destacando o Sportage, que traz um design arrojado e moderno capaz de agradar a todos os perfis de público.

Para Marcos, o design traz características como progresso, poder e novidade. “É possível comparar os automóveis como as roupas: ele deve ter o estilo de quem dirige. Por isso, as montadoras investem cada vez mais em profissionais especializados”, acrescenta o diretor comercial.

A procura por carros com design diferenciado transformou o mercado, segundo Leonardo Cardoso, gerente comercial da Mini Cooper Eurobike, por conta de uma mudança cultural ligada à globalização. “Atualmente, as marcas fazem lançamentos mundiais. Portanto, o consumidor consegue acompanhar as tendências na Europa, nos Estados Unidos e na Ásia, por exemplo. Representamos as marcas mais valiosas do mundo, cujas novidades chegam aos clientes rapidamente. A Range Rover Evoque, por exemplo, apresenta um design revolucionário e premiado mundialmente”, adianta o gerente, explicando que, na hora de escolher um carro hoje em dia, o design é fator decisivo, assim como a exclusividade, a esportividade, a segurança e o acabamento interno.

Todos esses itens foram analisados por Reinaldo Bazzan. Quando o empresário completou 60 anos, presenteou-se com um Mini Coupé S. O administrador de empresas buscava um modelo que reunisse tecnologia, desempenho e tradição. “Queria um veículo com o conceito dos ingleses e dos alemães, um produto que hoje é sonho de consumo da maioria dos homens e mulheres. É claro que o design do Mini Coupé S foi um dos fatores determinantes na hora da escolha, mas também considerei o espaço interno e a beleza das linhas e das cores, sem deixar de lado a tecnologia”, recorda o orgulhoso dono.

O Coupé é um esportivo com três volumes, duas portas e dois lugares. “O perfil de clientes que
procuram esse modelo não pode ser determinado por idade ou sexo. O que eles têm em comum é a paixão pelo design esportivo, pela exclusividade e pela dirigibilidade”, completa Leonardo. Reinaldo não economiza elogios à sua escolha. “O design externo do carro é maravilhoso. É tão bem feito que o pessoal confunde o modelo com um conversível porque a linha da capota tem uma cor diferente. Isso sem contar o painel, os bancos anatômicos e outros detalhes que qualquer pessoa admira”, enumera.

Compartilhar: