Eles chegaram ao Sertão
Voluntários que saíram de Ribeirão Preto no sábado, dia 18, rumo a Condeúba, no interior da Bahia, pelo projeto Voluntários do Sertão, já estão atendendo a população
O sábado e o domingo foram de intenso trabalho para a equipe organizadora da 15ª edição dos Voluntários do Sertão, ação social que leva profissionais da saúde para cidades do interior da Bahia com o objetivo de prestar atendimento gratuito para a população.
A cidade escolhida para sediar a ação em 2015 foi Condeúba, distante 657 quilômetros da capital, Salvador. No município de cerca de 18 mil habitantes, sede distrital de Alegre, cidade Natal do idealizador do projeto, Doreedson Ribeiro Pereira (Dorinho), a carência na área da saúde é grande, principalmente para os atendimentos de hipertensão, diabetes, cardiopatias, doenças infectoparasitárias, lesões dermatológicas e ortopédicas e Oftalmologia.
Embora o início da ação tenha ocorrido às 8h desta segunda-feira, dia 20 de abril, já no domingo, 19, foi grande o número de pessoas em busca de atendimento. O Centro de Triagem, organizado na quadra do Colégio Municipal Alcides Cordeiro, contou com o apoio de alunos do sexto ano de cursos de Medicina e selecionou pacientes que serão atendidos neste primeiro dia. A fila para o atendimento no Ponto de Oftalmologia e Ótica começou a se formar já na tarde de domingo e muitas pessoas passaram a noite no local.
Na Clinica Médica e de Especialidades, montada em 17 salas da escola, os voluntários também deram início ao trabalho com o objetivo de atender o máximo possível de pessoas em uma semana. “O município tinha uma demanda reprimida de 120 eletrocardiogramas e procuramos convocar já esses pacientes para liberar os cardiologistas para, ao longo da semana, não ficarem muito comprometidos com esses exames, mas sim com os que vão aparecer na demanda do dia”, explicou o médico de família e coordenador da Clínica em Condeúba, Thiago Roberto Castellane Arena.
A expectativa com a 15ª edição, segundo Dorinho, é superar o número de 27 mil atendimentos realizados na edição 2014.
Revide On-line
Yara Racy
Fotos: Yara Racy e Cristiane Araújo