Em busca de talentos

Em busca de talentos

A headhunter Nayara Boldrin explica que esse profissional tem um papel estratégico nas organizações e que o perfil de liderança é o que mais chama atenção das empresas

Ao pé da letra, a tradução da palavra headhunter significa “caçador de cabeças”. Mas, no mundo corporativo, a definição correta é caçador de talentos. Este profissional realiza um papel fundamental e estratégico nas empresas, sendo o responsável por encontrar e trazer para a companhia os melhores talentos do mercado.

 

A psicóloga e headhunter Nayara Boldrin explica que a missão é encontrar colaboradores com perfil de liderança e, para isso, é importante que o candidato marque presença em redes sociais profissionais, saiba se portar online, inspire os colegas de trabalho e entenda os novos mecanismos exigidos pelo mercado, como o trabalho remoto.

 

Atualmente, qual é o perfil profissional mais procurado pelas empresas e que chama a atenção de headhunters?

 

As empresas buscam um perfil profissional que esteja alinhado com sua missão e seus objetivos. Colaboradores que não entendam a organização dificilmente conseguirão desenvolver um bom trabalho ou se comunicar com o público-alvo da forma esperada. Quando o assunto é soft skills, posso afirmar que atualmente as empresas têm se concentrado em contratar profissionais que possam não apenas crescer em suas funções, mas também assumir outras responsabilidades e se tornarem líderes.

 

Um perfil que se destaca e é mais procurado atualmente é o de liderança. Tratam-se de pessoas que não necessariamente serão líderes, podem atuar como analistas, mas vão além de cumprir tarefas, são também capazes de motivar equipes, inspirar colegas de trabalho, acompanhar as mudanças do mundo e se relacionar bem socialmente. 

 

 

É importante manter perfis em redes sociais profissionais, como o LinkedIn, para buscar emprego? Quais informações não podem faltar nesses perfis para ser notado por headhunters e recrutadores?

 

O LinkedIn é a ferramenta mais utilizada pelos headhunters. Através dessa rede social, o candidato pode aumentar a visibilidade em seu currículo pelas conexões do aplicativo e criar seu network, acompanhar as vagas de empregos, além de ficar por dentro das novidades do mercado de trabalho.

 

Para ter sucesso e conseguir a tão sonhada oportunidade no mercado de trabalho, o principal é que o candidato mantenha sempre seu currículo atualizado, com uma boa foto de perfil e um texto bem elaborado e objetivo no resumo. É importante ressaltar que, para você ser encontrado por um headhunter através do seu Linkedin, é necessário movimentar essa plataforma, a clássica frase “quem não é visto não é lembrado” se aplica muito bem aqui. Portanto, para ser lembrado, você precisa interagir e se relacionar.

 

Com as mudanças por conta da pandemia, tanto a busca por profissionais quanto os processos seletivos de empresas passaram a ser online. Como causar uma boa impressão em entrevistas de emprego nesta modalidade?

 

É importante que o candidato se prepare. Antes do encontro, é preciso verificar equipamentos de áudio e vídeo. Também é necessário pensar no ambiente onde você estará e escolher locais luminosos, organizados, silenciosos e livres de interrupções.

 

Para facilitar a comunicação, é importante que o candidato organize um roteiro de sua vida profissional, então quando for questionado, por exemplo, para falar sobre suas experiências de trabalho, é importante que ele conte como uma história com começo, meio e fim. Por último e talvez o mais importante, é fundamental que você tenha um conhecimento prévio sobre a empresa na qual concorre à vaga. A maioria das corporações possui perfil nas redes sociais, então é recomendado usar essa ferramenta para poder conhecer um pouco mais do seu futuro local de trabalho.

 

Como nosso comportamento nas redes sociais pode ajudar ou até atrapalhar na hora de ser recrutado para um emprego?

 

Quando postamos, compartilhamos ou curtimos algo, expomos um pouco dos nossos valores, da nossa forma de ver o mundo e da nossa essência. Uma simples foto pode revelar muito sobre nossa personalidade e é justamente no que diz as entrelinhas que as empresas estão de olho. Dificilmente uma companhia vai contratar um candidato que demonstre tendência a vícios, falhas de caráter e preconceitos.

 

Portanto, evite postar indiretas, jamais fale mal de empresas que trabalhou ou de antigos chefes, não comente informações estratégicas de lugares onde trabalhou e mantenha sua identidade. Não vale criar um perfil da pessoa que você acredita que as empresas estejam buscando. Aproveite as redes sociais para mostrar seus valores de forma inteligente. Certamente as oportunidades surgirão.

 

O trabalho remoto tornou-se uma realidade. Como um gestor deve fazer para liderar bem uma equipe que não está no escritório e como os liderados devem atuar para desenvolver um bom trabalho a distância?

 

Trabalhar de forma remota é um dos maiores desafios para os gestores que não têm o hábito de ter suas equipes em home office com frequência. É importante ter em mente que as pessoas são responsáveis por suas atividades e que você não vai ter como controlá-las em 100% do tempo. Confiar em sua equipe e acreditar que ela está ao seu lado para fazer acontecer é um ponto central.

 

Conscientize os colaboradores da importância da situação, da motivação que os levou a estarem trabalhando em casa e de que o trabalho continua tendo seus prazos e entregas. Também dê dicas práticas aos funcionários de como fazer o home office de maneira efetiva. Quando se está trabalhando presencialmente com uma pessoa, o ato de tirar dúvidas rotineiras e auxiliar em atividades do dia a dia é muito facilitado, então faça reuniões constantes com sua equipe remota para que todos sintam que, mesmo sendo por mensagem ou ligação, eles continuam tendo essa liberdade e que você está disponível como estaria no escritório.

 

Tenha ferramentas de controle e gestão da sua equipe para que todos possam acompanhar as entregas, pois é importante que sua equipe tenha senso de dono e liberdade para poder chegar aos colegas e perguntar sobre o andamento de uma atividade ou entrega. As ferramentas para gestão de tarefas e grupos servem para que todos tenham uma visão do panorama geral da equipe e possam colocar em prática o autogerenciamento de maneira eficaz. 

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