Em destaque SILPF

Em destaque SILPF

O Sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta ganha projeção na Agrishow 2013

Em sintonia com a aprovação, na Câmara dos Deputados, do projeto de Lei que cria a Política Nacional de Integração entre a Lavoura, Pecuária e Floresta, a Agrishow 2013 destinou uma área de 16 hectares para demonstração prática do sistema.

A maior feira do agronegócio da América Latina, em parceria com a Embrapa, vai possibilitar aos visitantes, pela primeira vez, conhecerem de perto as possibilidades criadas pelo sistema Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF), uma estratégia de produção sustentável, que integra atividades agrícolas, pecuárias e florestais, para recuperar áreas degradadas.

Um dos destaques da 20ª edição, a área de 16 hectares, montada na área de Demonstrações de Campo, deve atriar a atenção de grandes, médios e pequenos produtores que poderão conhecer alguns dos arranjos possíveis desse sistema, desde os mais simples, como o Sistema Santa Fé, considerado o símbolo da iLPF no Brasil, até arranjos mais complexos envolvendo diversas gramíneas e leguminosas.

“Será uma grande oportunidade para quem visitar a AGRISHOW, sejam empresários, produtores, professores ou estudantes, de conhecer o sistema no campo com algumas de suas possíveis variações. A iLPF pode trazer grandes contribuições para recuperar áreas degradadas, promover a manutenção e reconstituição da cobertura florestal, geração de renda, adequação da unidade produtiva à legislação ambiental, fixação de carbono, redução da emissão de gases de efeito estufa, dentre outros benefícios”, afirma o coordenador das demonstrações de campo na AGRISHOW, Luiz Mario Machado Salvi.

A Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF) é uma estratégia de  produção sustentável que integra atividades agrícolas, pecuárias e florestais realizadas na mesma área, em cultivo consorciado, em sucessão ou rotação, buscando efeitos sinérgicos entre os componentes do agroecosistema. Por meio da aplicação de várias técnicas, são promovidas a rotação de culturas, a exploração da atividade pecuária e a integração com a produção madeireira. 

Nos sistemas ILPF, o solo pode ser explorado, economicamente durante, todo o ano, favorecendo o aumento na oferta de grãos, de carne e de leite a um custo mais baixo, devido ao sinergismo que se cria entre lavoura e pastagem.

Para o presidente da Embrapa, Maurício Lopes, “para promover a expansão vertical da agricultura, com foco na produtividade, os sistemas integrados, como a ILPF, devem virar norma no futuro”.

Política Nacional
A Câmara dos Deputados aprovou, no dia 03 de abril, a proposta de criação da Política Nacional de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), que tem por objetivo estimular a adoção de práticas ambientalmente sustentáveis nas propriedades rurais para ampliar a produtividade agropecuária sem comprometer a qualidade do solo, da água e da biodiversidade.

A proposição ainda precisa ser sancionada pela presidenta Dilma Rousseff, e entrará em vigor 180 dias após sua publicação no Diário Oficial da União.

Controle do desmatamento
A política nacional terá como objetivos, entre outros, mitigar o desmatamento provocado pela conversão de áreas de vegetação nativa em pastagens ou lavouras e contribuir para a manutenção das áreas de preservação permanente (APPs) e de reserva legal.

Práticas alternativas ao uso de queimadas na agropecuária serão estimuladas, assim como novos modelos de uso da terra para diversificar a renda do produtor rural.

Pela proposta, a ILPF será feita a partir da criação de Zoneamentos Ecológicos Econômicos (ZEEs) e será dividida em quatro modalidades: Integração Lavoura-Pecuária ou Agropastoril; Integração Lavoura-Pecuária-Floresta ou Agrossilvopastoril; Integração Pecuária-Floresta ou Silvopastoril; e Integração Lavoura-Floresta ou Silvoagrícola.

O texto aprovado estimula a adoção de rastreabilidade e a certificação dos alimentos produzidos a partir destes métodos sustentáveis, além da capacitação de agentes de extensão rural para auxiliar produtores rurais no processo de implementação da ILPF. Prevê, ainda, a criação de linhas de crédito, a transferência de tecnologia e o estímulo ao associativismo e cooperativismo, entre outros pontos. O projeto manteve, também, alguns pontos previstos na Lei de Política Agrícola (8.171/91), como a prioridade na obtenção de financiamentos junto aos bancos oficiais.

Compartilhar: