Encontro de autoridades
O curso de Gerente de Cidade chega à 13ª edição em 2013
A relação da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) com Ribeirão Preto não é nova. Através de parcerias, a Instituição já oferecia seus cursos no Município antes mesmo da inauguração do campus próprio em 2005. Um dos cursos pioneiros por aqui foi o de Gerente de Cidade, que chega à 13ª edição em 2013. Nessa trajetória, já foram formadas mais de 450 pessoas envolvidas na administração dos municípios de Ribeirão Preto e região, sendo aproximadamente 10% integrantes ou ex-integrantes do poder executivo (prefeitos e vice-prefeitos). No Brasil e no exterior, já passaram pelo curso cerca de 4.500 gestores.
Para promover o encontro de autoridades e de gestores, a discussão sobre práticas da atualidade e a troca de experiências, a FAAP realiza o Seminário de Gestão de Cidades em Tempos de Integração Regional, que em Ribeirão Preto chega à sexta edição. O objetivo é analisar a infraestrutura, o desenvolvimento e a integração regional do interior paulista para, assim, diminuir as pressões nas cidades mais desenvolvidas e redistribuir melhor os recursos estaduais e federais.
No dia 20 de março, a partir das 10 horas, o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, fará a abertura solene do evento, analisando a infraestrutura do estado paulista em sintonia com o desenvolvimento.
Na programação do seminário, prefeitos de Franca, Araraquara, São Carlos e Sertãozinho destacarão temas como desenvolvimento sustentável, organização de estruturas básicas, criatividade e equilíbrio político-administrativo. “A cada nova edição, convidamos gestores diferentes para o seminário com o intuito de evidenciar experiências variadas e inovadoras na gestão dos recursos municipais”, acrescenta o professor Victor Mirshawka, diretor-cultural da FAAP. Segundo o professor, para o bom funcionamento das prefeituras, o caminho deve ser a busca por competências técnicas, já que geralmente as verbas públicas são escassas.
Mirshawka será o responsável pelo encerramento do evento, após o painel que tratará de mudanças na contabilidade pública, rejeição de contas, plano de resíduos sólidos, inovação na administração e gerente de cidades.
O curso de Gerente de Cidade de 2013 tem início previsto para o dia 27 de abril e conclusão em agosto de 2015. A carga horária de 366 horas está distribuída em aulas quinzenais a serem realizadas aos sábados, das 9h às 18h30.
FAAP em Ribeirão Preto
Desde a inauguração do campus ribeirão-pretano, a Fundação vem ampliando sua relação com a cidade. Exemplo disso foi o início das atividades do Colégio FAAP, em 2011. Em junho de 2012, a Fundação ampliou a atuação na cidade com a inauguração do prédio que integra o atual campus, que representou um investimento de R$ 40 milhões. A nova construção foi planejada exclusivamente para receber os alunos do Ensino Médio e Pré-Vestibular. O campus de Ribeirão conta hoje com um novo diretor-geral, o professor Dácio Campos. A vinda dos cursos de graduação para Ribeirão Preto também faz parte do plano de expansão da Fundação na cidade.
VI Seminário de Gestão de Cidades em Tempos de Integração Regional
Quando: 20 de março, a partir das 9h30
Onde: FAAP (Av. Independência, 3760).
Quanto: gratuito. Inscrições pelo site www.faap.br/pos. Tel.: (16) 3913.6300.
Programação
9h30: Credenciamento
10h15: Abertura Solene, com participação do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin; da prefeita de Ribeirão Preto Dárcy Vera; do diretor-presidente da FAAP, Antonio Bias Bueno Guillon; e do diretor-cultural da FAAP, Victor Mirshawka
10h30: Palestra do governador Geraldo Alckmin sobre a sintonia entre infraestrutura e desenvolvimento
13h45: Palestra com o prefeito de Araraquara, Marcelo Barbieri, sobre o desenvolvimento sustentável na cidade
14h30: Palestra com o prefeito de Franca, Alexandre Augusto Ferreira, sobre a organização de estruturas básicas
15h30: Palestra com o prefeito de São Carlos, Paulo Altomani, sobre a criatividade na gestão do município
16h15: Palestra com o prefeito de Sertãozinho, José Alberto Gimenez, sobre o equilíbrio político-administrativo na gestão pública
17h: Painel, com as participações de Ricardo Azevedo, Luiz Eugênio Scarpino Jr, Eder Silva, Matheus Delbon e Mario Pascarelli Filho
18h: Encerramento, com o professor Victor Mirshawka