Escolas de Batatais esquentam os tamborins

Escolas de Batatais esquentam os tamborins

Agremiações carnavalescas participam dos encontros da Casa do Samba e se preparam para a folia que terá desfiles nos dias 14, 15 e 17 de fevereiro; 80% dos camarotes já foram vendidos

As cinco escolas de samba da Estância Turística de Batatais - Unidos do Morro, Castelo, Unidos da Liberdade, Acadêmicos do Samba e Riachuelo – correm contra o tempo e se preparam para deixar tudo pronto para os grandes desfile que ocorrerão nos dias 14, 15 e 17 de fevereiro.

Faltando menos de um mês, há muita correria para ampliar a participação nos ensaios. Segundo o Departamento Municipal de Turismo, todos os sambas enredo foram gravados e as agremiações trabalham na confecção das alegorias e fantasias e também buscam o preenchimento das inscrições de foliões que irão desfilar.

Enquanto não chega o dia do desfile, as agremiações carnavalescas participam da ‘Casa do Samba’, encontros semanais das escolas de samba da cidade, que acontecem na Sociedade Pró-Arte, aos sábados, a partir das 20h. A primeira anfitriã, no dia 10, foi a Escola de Samba Castelo. Neste sábado, dia 17, será a vez da Escola de Samba Liberdade, dia 24, Escola Acadêmicos do Samba, dia 31, Escola de Samba Riachuelo e, encerrando os encontros, dia 8 de fevereiro, domingo, a partir das 12h, a Escola de Samba Unidos do Morro.

O recado é para que os amantes do melhor carnaval de rua da região não deixem para a última hora. Os enredos das escolas de samba para 2015 são: Unidos do Morro – ‘Viajando no Mundo das Festas’; Castelo – ‘Nos meus 45 anos, é no universo infantil que construo meu Castelo’; Unidos da Liberdade – ‘É 10 é Paixão, Senhora Liberdade Abre as Asas Sobre nós’; Acadêmicos do Sanba – ‘Vale a Pena Ver de Novo’ e Riachuelo – ‘Em um sopro de magia tudo vira fantasia’.

Camarotes vendidos

Conhecido em toda a região por sua qualidade, o carnaval de Batatais faz sucesso. Um exemplo é a venda de camarotes. De acordo com a Assessoria de Imprensa da Prefeitura, organizadora da festa, dos 100 camarotes disponíveis já foram vendidos 80 ao preço de R$ 1.300,00. Cada camarote tem capacidade para acomodar até dez pessoas.

Os desfiles estão marcados para os dias 14, 15 e 17 de fevereiro e contarão com a participação de ao menos seis agremiações carnavalescas, entre escolas e blocos. O Departamento Municipal de Turismo acompanha montagem da estrutura necessária no Sambódromo.

Estamos trabalhando com antecedência buscando deixar tudo organizado para esse grande evento, onde Batatais é referência”, disse o diretor de Turismo, Antônio Carlos Corrêa.

Casa do Samba

O programa da rádio Difusora Batatais que se tornou a voz do Carnaval regional, o Casa do Samba, estreou sua temporada 2015 e está no ar de segunda a sexta-feira, a partir das 12h na frequência 1080 (AM), e pode ser acompanhada também por meio do aplicativo Difusora Batatais (Android e IOS) e do site www.difusorabatatais.com.br.

Em seu 15º ano, criada e apresentada pelos jornalistas e radialistas Melissa Toledo e Osvaldo Batista, o “Compadre Batista”, a atração trata o samba e o Carnaval como autênticos abre-alas de setores como Turismo e Cultura e é sucesso absoluto de audiência.

Além das apresentações ao vivo feitas a partir dos estúdios da Difusora diariamente, em edições especiais a equipe do Casa do Samba realiza o programa direto das quadras das escolas de samba e clubes de Batatais. O programa se tornou a principal atração pré-carnavalesca da cidade. Cada edição especial é aguardada pelas comunidades, reúne milhares de pessoas e leva entretenimento gratuito a diversas regiões da cidade.

A atração auxilia o aprimoramento de alguns quesitos, contribuindo, por exemplo, para que os componentes cheguem ao desfile com a letra do samba na ponta da língua e para que os últimos acertos nas baterias e coreografias - de casais de mestre-sala e porta-bandeira, passistas, de algumas alas e até do público - sejam feitos.

Além de levar arte, cultura e entretenimento gratuitamente à população, o projeto contribui para que as escolas de samba locais aumentem a captação de recursos com a venda de diversos produtos durante o programa Casa do Samba, uma vez que a renda dessa comercialização é revertida integralmente para a agremiação sede.

Revide On-line
Fotos: Divulgação Pefeitura de Batatais

Compartilhar: