Esportistas de destaque

Esportistas de destaque

Adolescentes conquistam prêmios no Brasil e no exterior

Toda dedicação e esforço estão valendo a pena para alguns estudantes que escolheram o esporte como principal atividade. Seguindo uma rotina regrada e cheia de restrições, os jovens se destacam em suas modalidades e conquistam espaço no universo das competições nacionais e internacionais.

As judocas Flávia Rodrigues da Cruz (Equipe de Judô SME Ribeirão Preto/ Barão de Mauá) e Sibilla Faccholli (Equipe Ipanema Clube/ Corpore Sano/ SME Ribeirão Preto/ Barão de Mauá) são as primeiras atletas ribeirãopretanas a conquistarem um título na classe feminina no Campeonato Pan-americano de Judô, realizado em Orlando, nos Estados Unidos, em setembro deste ano. “Foi muito gratificante conquistar essa medalha, principalmente porque sei que treinamos forte. O Pan-americano tinha muitos atletas experientes, o que tornou a disputa ainda mais difícil, mas consegui trazer o ouro para o Brasil”, relembra a atleta Flávia Rodrigues.

Além dela, Tiago Bastos Gabriel também conquistou o ouro em sua modalidade. Agora, o adolescente é bicampeão pan-americano, tendo conquistado seu primeiro ouro, em 2009, em Porto Alegre. “A sensação de conquistar o bicampeonato é incrível. Ainda mais este ano, quando tive que enfrentar desafios ainda maiores, já que saí de uma lesão e mudei de categoria”, declara o estudante, treinado pelo professor Rogério Quintela, que aposta no judoca como promessa para o Campeonato Mundial Juvenil, em 2011, no Japão.

Orgulhoso do trabalho realizado, Quintela acredita muito em seus atletas e salienta os prêmios de Sibila: a judoca conquistou dois ipons contra a atleta argentina Carrauad e saiu vitoriosa da grande final contra a americana Van Sconyoki. “Sibila é a mais nova revelação do judô brasileiro. Digo isso por causa de sua integridade e de sua dedicação ao esporte, juntamente com seu técnico, Cléber do Carmo, que está fazendo um belo trabalho”, assume o professor, que acompanhou os atletas de Ribeirão Preto a Orlando.

CICLISMO

Bastante acostumado à rotina de treinos intensos, o ciclista Nícolas Sessler voltou do Canadá colecionando novas premiações. O jovem passou 40 dias treinando e competindo e retornou a Ribeirão Preto com mais medalhas, experiência internacional e confiança. “A passagem pelo Canadá foi muito importante para a minha carreira e para a minha vida. Aproveitei cada minuto de treinos e de competições. Foi um grande aprendizado e será muito importante para a minha evolução no Mountain Bike”, declara o atleta.

Hospedado na casa de Jaqueline Mourão, primeira atleta do Brasil a disputar os Jogos Olímpicos de Verão e de Inverno nas modalidades Mountain Bike e Esqui Cross Country, Nícolas destaca as provas e as diferenças entre as competições brasileiras e canadenses. “Lá, existem circuitos com muitas raízes e pedras, favorecendo os atletas mais técnicos”, comenta o adolescente. Depois de muita disciplina, o ribeirãopretano passou a fazer parte do MTeenB 2010, idealizado por Mourão. O projeto, que tem apoio da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e da Scott Bicicletas, promove o desenvolvimento das categorias de base do Mountain Bike (XCO) brasileiro.

Nas cinco provas disputadas, Nícolas Sessler foi campeão da Copa Raid Velo Mag, vice-campeão da Copa Regional de Mountain Bike, terceiro colocado no Campeonato de Quebec e na Copa Quebec de Mountain Bike, além da quinta colocação na Copa Canadá de Mountain Bike. “Não esperava subir ao pódio em todas as competições, principalmente por conta do alto nível das provas e dos atletas. A cada competição fui crescendo, evoluindo e conseguindo igualar meu desempenho aos dos principais atletas canadenses”, completou Nícolas, que espera voltar ao Canadá no início de 2011.

Texto: Mariana Secaf
Fotos: Carolina Alves e Ibraim Leão

Compartilhar: