Estética minimalista

Estética minimalista

Tendência “clean girl” surge como uma valorização à beleza natural e minimalista

Minimalismo, leveza e naturalidade compõem a nova tendência de moda e beleza “clean girl” – na tradução, “garota limpa”. O movimento expressa a beleza de forma natural, prezando pela elegância e sutileza. “É uma tendência que busca valorizar o natural, uma estética minimalista e mais leve. Esse termo surgiu voltado para a área da maquiagem e cabelo, mas também afeta o modo de vestir seguindo a mesma proposta”, explica a influenciadora digital de moda, Bruna Catão.

Influenciadora digital de moda, Bruna Catão, indica os elementos característicos da estética clean girl

Mais do que um modo de se arrumar, a clean girl passou a ser um estilo de vida. No Tik Tok, por exemplo, meninas postam sua rotina de cuidados, da hora em que acordam, até dormir. A tendência é expressa na alimentação saudável, skin care, leitura, exercícios, tudo que engloba o autocuidado. “Acredito que essa busca pela vibe mais natural passou a ser um estilo de vida principalmente no mundo pós pandemia, onde muitos conceitos foram alterados”, acrescenta Bruna.

 

A estudante Luma Barros, de 19 anos, aderiu à estética clean girl. Luma sofreu com acne durante anos e, por isso, pesava na base ao se maquiar. “Hoje em dia, me vejo muito melhor podendo escolher usar algo mais básico e bonito, além de que sempre admirei minha pele e seus detalhes quando a via limpa no espelho”, declara. A partir disso, Luma ampliou suas referências também nas roupas e sapatos. “Meu estilo se baseia em peças de caimento solto e coloridas. Mesmo com as roupas pretas, geralmente noturnas, prezo por um estilo mais clássico”, destaca a estudante.

 

A partir da maquiagem, a estudante Luma Barros ampliou a estética “clean girl” para o modo de se vestir

 

A modelo Manuella Lamas, de 17 anos, também se identifica com a estética. Para ela, a clean girl expressa a beleza natural e sem esforços para se destacar. Na maquiagem, Manuella utiliza blush para alcançar o efeito “queimado de sol”, gloss e um toque leve de cor, além de sobrancelhas penteadas para cima. Para o cabelo, a forma mais natural, solto ou com um coque liso despojado. E para a moda, a modelo afirma que o menos é sempre mais. “Por isso a tendência segue um estilo atemporal, apostando em peças básicas e uma paleta de cores neutras”, argumenta.

 

A modelo Manuella Lamas conta como aplica a tendência ao se arrumar

 

COMO ADERIR À ESTÉTICA?

 

Quando falamos de maquiagem e cabelo alguns elementos são muito característicos dessa estética. “Sobrancelhas bem penteadas, gloss brilhante, pele com maquiagem bem leve e hidratada, iluminador. Para o cabelo ele pode ser solto e natural, assim como a estética promete, ou preso em um rabo/coque bem firmes”, descreve Bruna. Já para as roupas a influenciadora afirma que o clean permanece, ou seja, peças básicas e neutras, alfaiataria, jeans etc. “Algumas peças marcantes: camisa branca, cropped neutro, calças e blazers de alfaiataria, bolsas neutras, acessórios clássicos”, finaliza.

 

A QUESTÃO DOS PADRÕES 

 

Apesar de defender uma estética “natural”, há quem critique o movimento. Os debates mais comuns nas redes sociais em torno do movimento clean girl têm sido a respeito do que é, de fato, o “natural”. Para alguns, a tendência, se levada de maneira inconsequente, afastaria pessoas com acne ou de pele negra. A orientação é entender que não existe uma pele ou rosto “perfeito” e não tornar uma tendência em um padrão de beleza inalcançável. Bom senso nunca é demais.


Foto: Pixabay

Compartilhar: