Estratégia finaliza censo
Até o momento, foi apurada uma população de 525 mil habitantes
A secretária de Assistência Social, Maria Sodré, uniu-se a representantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e vereadores, no Salão Nobre da Câmara Municipal, esta semana, para discutir estratégias de fechamento da coleta de dados do recenseamento 2010 em Ribeirão Preto.
Os recenseadores estão com dificuldade de obter informações em 13 mil imóveis e pediram a colaboração na divulgação da importância dos trabalhos do IBGE para o município. As 13 mil residências representam um total de 5% que falta para fechar o recenseamento, o que pode significar cerca de 40 mil pessoas.
O presidente da Casa de Leis, Cícero Gomes da Silva, disse que vai pedir o empenho de todos os vereadores e seus respectivos assessores para facilitar o trabalho de 208 recenseadores, que estão coletando informações até o dia 15 de outubro. Os vereadores André Luiz da Silva e Gláucia Berenice, também presentes na reunião, já acertaram estratégias com a coordenadoria do órgão.
Segundo o coordenador, Rafael Gutierre Carvalho, “muitas pessoas estão se negando a atender os recenseadores e ainda encontramos vários imóveis fechados. A ajuda dos vereadores será de grande importância para a finalização dos trabalhos”.
Em Ribeirão Preto já foram visitados 247.370 imóveis. Até o momento foi apurada uma população de 525 mil habitantes. A estimativa é fechar em 563.290 habitantes.
O IBGE também está colocando cartazes em locais públicos com endereços e telefones de locais onde as pessoas que não foram recenseadas possam passar suas informações ao órgão. Os dados preliminares apontam também que a média de habitantes por casa baixou de 3,48 para 3,10 no município.
Fonte: Prefeitura Municipal
Foto: Tiago Morgan