Estresse dentro de casa
Segundo o Dr. Antônio Ricardo Nahas, as pessoas se estressam porque não conseguem dar conta das exigências cada vez maiores do dia a dia
Um estudo realizado pela Secretaria do Estado da Saúde em conjunto com a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, em 2009, sobre a avaliação do risco cardiovascular demonstrou que as pessoas ficam mais estressadas dentro da própria casa do que no ambiente de trabalho.
Este foi o primeiro estudo em que o estresse foi avaliado e considerado fator de risco cardiovascular. O estresse é um estado fisiológico causado pelo excesso de tensão e desgaste no âmbito psicossomático. Muitas podem ser as causas associadas ao seu aparecimento desde esforço físico exagerado, cotidiano agitado ou excesso de tensões no trabalho e na família até preocupações excessivas, desgastes emocionais intensos ou excesso de informações.
De acordo com o psicólogo e acupunturista, Dr. Antônio Ricardo Nahas, as pessoas se estressam porque não conseguem dar conta das exigências cada vez maiores do dia a dia. “O estresse também está relacionado à falta de sabedoria no manejo da vida e no mau gerenciamento das demandas intensas do mundo contemporâneo”, explica. Ainda segundo o Dr. Nahas, existem três tipos de estresse: físico, emocional e mental. No estudo realizado, o estresse foi avaliado nos vários locais frequentados pelas pessoas como casa, trabalho e pontos sociais, além de ter considerado fatores como crença religiosa e problemas financeiros. O resultado final apontou que o ambiente residencial é o local de maior estresse das pessoas, surpreendendo as estatísticas ao desbancar o trabalho. “Qualquer tipo de estresse é danoso para a saúde como um todo. Mas as ansiedades geradas pelo estresse podem ser distintas”, explica o psicólogo, afirmando ainda que o estresse do trabalho costuma gerar a ansiedade de desempenho, de natureza mais competitiva, enquanto o estresse doméstico gera a ansiedade do cuidado.
Atualmente o estresse ataca tanto o homem quanto a mulher, porém, as mulheres podem ter quadros mais intensos. “Além do emprego formal, elas precisam cuidar dos afazeres domésticos e também das responsabilidades maternais”, ressalta Dr. Nahas. Graduada em Direito, Patrícia Pinto sofre desse mal caseiro e afirma que são vários os fatores que geram o estresse. “A falta de cooperação nos serviços domésticos, o acúmulo de tarefas para uma única pessoa, a vontade de viver sozinha e não poder, tudo isso gera o estresse doméstico”, explica.
Ela ainda conta que o autoritarismo da família, a falta de liberdade de expressão e a cobrança dos pais contribuem para o desenvolvimento do estresse. O estudante Lukas Barreto Leandro Braga também diz sofrer de estresse dentro de casa. “O estresse aparece normalmente por causa da rotina. Muitas vezes cumprir as mesmas obrigações todos os dias me deixa muito estressado”. Segundo ele, o que gera maior desgaste é vivenciar os mesmos problemas todos os dias e ter de buscar soluções diferentes para cada um. O estresse dentro de casa gera complicações e desconfortos igual a outro tipo de estresse como do trabalho, por exemplo.
As estratégias de cuidado podem ser variadas como praticar exercícios, fazer ioga, acupuntura, meditação, usar calmantes naturais e etc. Mas fugir do estresse é diferente de cuidar do estresse, explica Dr. Nahas. “As estratégias de fuga podem gerar vícios variados, tais como o consumo exagerado de álcool, cigarro e drogas variadas, principalmente as relaxantes, tanto legais (calmantes) quanto ilegais (maconha)”. Patrícia ainda destaca a somatização de outros problemas como a claustrofobia. “Acabei adquirindo fobia de lugares fechados, como elevador. Isso contribuiu mais para o desenvolvimento do medo, pois eu não tinha ninguém para ter um diálogo “aberto”, não tinha liberdade de expressão”, enfatiza.
Patrícia e Lukas contam que, ao perceberam que se sentiam estressados dentro da própria casa, buscaram um ponto de fuga. Lukas afirma correr atrás de algo que o distraia. “A gente sempre acha um ponto de fuga, e geralmente procuro sair de casa ou tocar violão por um tempo”, conta o estudante. Já Patrícia prefere optar por uma boa caminhada. “Gosto de fazer caminhada ao ar livre, de preferência bem cedo”, conclui.
Sintomas do mal caseiro
Confira abaixo uma tabela dos sintomas de quem sofre de estresse dentro de casa, segundo o Dr. Antônio Ricardo Nahas:
|
Tipo de sintoma |
O que gera |
|
Psicossomático |
Gastrite, cefaleia |
|
Emocional |
Depressão, pânico |
|
Mental |
Falta de concentração, memória fraca |
|
Fisiológico |
Pressão alta, diabetes |
Revide On-line (Colaborador Fernando Belezine)
*matéria publicada em 14/01/2011