Exercícios esporádicos
Program ao ar livre Clínica Corpore

Exercícios esporádicos

A prática de atividades físicas pesadas apenas aos finais de semana pode resultar em dores musculares, dores articulares e lesões

A atividade física realizada regularmente é uma das bases para uma vida saudável, em qualquer idade,  já a prática de exercícios esporádicos, ao contrário do que se imagina, não auxilia no condicionamento físico ou na perda de peso, além de ser tão prejudicial quanto o sedentarismo.

Se o corpo não estiver preparado para praticar certas atividades como futebol, vôlei ou exercícios aeróbicos as lesões e dores no corpo são inevitáveis e isso acontece, geralmente, com os chamados “atletas de finais de semana”, aquelas pessoas que aproveitam o sábado e o domingo para repor as faltas na academia ou colocar em dia o futebol com os amigos.

Os atletas de final de semana, além de desenvolver os problemas causados pelo sedentarismo como hipertensão e obesidade, podem adquirir lesões causadas pela sobrecarga já que o exercício é praticado apenas uma vez na semana e exaustivamente.

Segundo a fisioterapeuta Priscila Borges Botelho a atividade a ser realizada nos finais de semana precisa ser bem escolhida para não prejudicar a saúde ao invés de contribuir. “Caminhadas, alongamentos e atividades leves estão liberadas apenas uma ou duas vezes por semana, para se ter bem estar. Porém, exercícios de alta intensidade e sobrecarga, realizados apenas duas vezes por semana, podem representar lesões futuras, além de não melhorar o condicionamento físico”, explica Priscila.

A prática esporádica de exercícios não conduz a pessoa aos objetivos desejados de ganhar massa, perder peso ou melhorar o desempenho e a saúde e isso leva à desmotivação.
“As consequências de se fazer  exercícios pesados aos finais de semana somente são dores musculares, dores articulares e lesões. Por se machucar ou por não conseguir atingir suas metas as pessoas acabam desistindo da prática de atividades físicas”, ressalta o instrutor físico Adriano Pelegrino.

Com as diversas ocupações do dia a dia, grande parte das pessoas simplesmente deixa de lado a preocupação com a alimentação e a prática de exercícios e coloca a “culpa” desse abandono na falta de tempo.
Para Adriano Pelegrino essa não é a principal razão que leva as pessoas a não praticar exercícios regularmente. Força de vontade é fundamental. “O que acontece, muitas vezes, é que ficamos escravos do tempo ao invés de administrá-lo. A solução é criar um compromisso com a saúde, tendo sempre em mente que quanto mais cedo começamos a nos cuidar mais tempo teremos para colher os frutos dessa qualidade de vida”, enfatiza.

Para tornar constantes as atividades esporádicas os especialistas recomendam planejar melhor os horários e escolher exercícios criativos, que não caiam na rotina.  Também é fundamental, antes do início de qualquer prática de exercícios, fazer uma avaliação médica.
Priscila Botelho dá a dica para quem quer começar a se exercitar com frequencia. “Escolha um exercício que lhe agrade; alimente e hidrate bem seu corpo durante as atividades e faça exercícios de alongamento e flexibilidade antes e, principalmente, após os treinos”.

Revide On-line (colaboradora: Pâmela Silva)

*Matéria publicada em  27/09/2010

Compartilhar: