Expandindo as fronteiras do conhecimento
A escola objetiva difundir a importância da leitura com diversas atividades na biblioteca

Expandindo as fronteiras do conhecimento

em 2018, a escola pioneira Arte do Museu lança dois projetos inovadores no contraturno

Há quase meio século, um grupo de artistas de vanguarda teve uma ideia pioneira em Ribeirão Preto: fundar uma escola de Educação Infantil sob a perspectiva da arte-educação. Muito além do ensino das artes, a proposta contempla o potencial criativo, social e perceptivo do desenvolvimento humano, proporcionando o encontro com universo infinito de formas, texturas e linguagens, que estimulam as habilidades emocionais e cognitivas. Assim nasceu a Escola Arte do Museu, uma instituição que se tornou referência em arte-educação na cidade. 

Atendendo desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental I, a Escola, que está sempre em busca de inovação, anuncia dois novos projetos de atenção integral às crianças para 2018: Witty Kitty – Exploração de Saberes e Sabores, para atender aos alunos de 5, 6 e 7 anos, e Witty Cat – Investigação Cidadã e Cultura Digital, voltado aos estudantes do 3º ao 5º ano.

Maria Bernadete Guerra Sampaio, diretora de arte, Maria Cecília Migliorini O. Lima, diretora pedagógica, Vanessa Bonini Panico, diretora administrativo/financeiro, Maria Isabel Meneses Emm, coordenadora da Educação Infantil, e Margareth Bruschi Alves dos Reis, coordenadora de Ensino FundamentalOs dois projetos têm em comum o ensino da língua inglesa e nasceram da demanda dos pais por estender a jornada do aluno na escola em alguns dias da semana e do diagnóstico da instituição, que enxergou no contraturno uma oportunidade para aprofundar habilidades. 

O projeto Witty Cat propõe uma abordagem transdisciplinar, que articula diferentes matérias para a unificação de um saber complexo e de fronteiras cada vez mais fluidas. A estrutura foi pensada para que os alunos façam uso da língua inglesa, da investigação cidadã e da cultura digital e vivenciem o exercício da cidadania, envolvendo-se com temas atuais, assimilando as diferentes instâncias de organização da sociedade.

Já no Witty Kitty, saberes e sabores se misturam como em uma receita: a descoberta dos saberes, trabalhada em um âmbito conceitual (histórico e artístico) dá subsídio e significado para “colocar a mão na massa” na preparação dos sabores. A língua inglesa, por sua vez, é operada num contexto lúdico, enriquecendo e expandindo naturalmente as fronteiras de comunicação das crianças. 

Nas duas propostas, os alunos farão uma jornada integral de estudo, podendo permanecer direto na escola dois dias da semana, se os pais assim desejarem. Nesse caso, haverá um período para almoço, lanche e outras atividades. A escola está de portas abertas para mais informações, lembrando que o período de matrículas já teve início para os alunos regulares e, em breve, estará disponível aos demais interessados.

No Witty Cat, cada frente é comandada por um profissional da área:

• Investigação cidadã: Marília M. de Oliveira Lima, graduada em Relações Internacionais, mestre em Ciências Políticas pela FFLCH/USP, coordenadora e pesquisadora da Transparência Brasil

• Cultura digital: Helenita Sommerhalder, educomunicadora, jornalista e mestre em Ciências pela FFCLRP/USP

• Língua inglesa: Regina Peres, professora de inglês com vasta experiência, certificação de proficiência pela Cambridge e Michigan University e proprietária da Hai, empresa especializada em desenvolvimento e produção de material didático, analógico e eletrônico

No comando do Witty Kitty estão Fernanda Sampaio Araújo, arte-educadora da escola há mais de 15 anos, e Nathália Streb Ricci, arte-educadora há 20 anos, especialista em Educação Infantil pela Unesp e designer de cookies ao lado de Regina e Vanessa

Escola Arte do Museu
Rua Pedro Bartolomeu, 290, Santa Cruz. 
Tel.: (16) 3623.0336.
www.artedomuseu.com.br

Compartilhar: