Expansão internacional

Expansão internacional

À frente da Diretoria Comercial da Dabi Atlante, Augusto Biagi conquista novos mercados e projeta a implantação da primeira filial no México

Texto: Rose Rubini
Fotos: Júlio Sian

Determinado e preparado profissionalmente, Augusto Barros Biagi é o responsável pela prospecção comercial da Dabi Atlante, uma das principais empresas do segmento médico-odontológico da América Latina e uma das mais respeitadas no mundo. Jovem e dinâmico, tem sob sua responsabilidade a diretoria Comercial dos Mercados Interno e Externo, Marketing, a nova marca D700 Brasil e América Latina, Licitações Brasil e América Latina.

Graduado em Administração de Empresas, atribui a sua vivência no exterior como um dos pontos positivos para a expansão do comércio internacional e a conquista de novos pontos de vendas pela empresa ribeirãopretana. Atualmente, o comércio externo é o destino de aproximadamente 15% de toda a produção mensal da Dabi Atlante. Mas, segundo Augusto, essa proporção deverá aumentar gradativamente, principalmente com a implantação da primeira filial mexicana.

Filho de Ana Barros Biagi e de Arthur Biagi, presidente da Dabi Atlante, Augusto faz parte da terceira geração da família Biagi à frente da administração. Iniciou a carreira na empresa, em 2000, como gerente financeiro. No ano seguinte, passou a diretor administrativo-financeiro e, em 2004, assumiu também o setor de relações internacionais. Dois anos depois, assumiu a diretoria comercial, iniciando um trabalho mais efetivo de expansão por novos mercados nacionais e internacionais. Hoje, a Dabi mantém cerca de 100 postos de distribuição de uma linha de mais de 110 diferentes equipamentos em todo o território nacional e também no exterior.

Preocupado com o desenvolvimento do setor, em paralelamente à Dabi, Augusto desenvolve várias atividades junto a instituições de classe, como o Ciesp, em que atua como conselheiro na unidade de Ribeirão Preto. Participou de alguns cursos na área de educação da University of Pennsylvania (EUA), foi fundador e diretor do Conselho Fiscal do Sicred-Ciesp da Alta Mogiana e do Núcleo de Jovens Empreendedores do Ciesp em Ribeirão Preto (NJE), diretor efetivo do Sindicato da Indústria Médico Odontológica (Sinaemo) por dois mandatos consecutivos, diretor efetivo do Conselho Consultivo da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), do Serviço Social da Indústria (Sesi) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Estado de São Paulo (Senai).

Sempre atento às novidades de sua área e ao aprimoramento profissional, Augusto participa periodicamente de congressos da indústria dentro e fora do Brasil e também de cursos de atualização. Entre eles, os realizados pela HSM, como o Fórum Mundial de Marketing e Vendas em 2008, e também o Managing the Family Business, em 2007, ambos realizados na capital paulista. Apaixonado pela aviação fez curso de piloto e de segurança de vôo.

Adepto de uma vida mais saudável, cuida do corpo e da mente praticando exercícios e driblando diariamente a extensa agenda de trabalho. O empresário revela que caminhar nas ruas no final da tarde ou fazer longos passeios de bicicleta ajudam a relaxar e a colocar os pensamentos em ordem, revigorando as energias. “Além da caminhada, a prática do Pilates colabora para manter a postura e a mantém o controle do estresse”, observa o diretor.

Augusto frisa que a seriedade com que a Dabi Atlante desenvolve e produz seus equipamentos consolidou junto ao mercado a importância dada ao desenvolvimento da odontologia mundial. Investimentos em pesquisas e treinamentos de sua equipe de trabalho são fatores essenciais para os resultado da empresa, que conquistou certificação nacional e internacional de qualidade, segurança e padronização de produtos. Entre os certificados, Augusto destaca o CE, concedido pela Det Norske Veritas (DNV), que reconhece a Dabi Atlante como a primeira empresa da América do Sul de consultórios odontológicos a receber o selo, por atender aos mais exigentes padrões de segurança e de saúde do usuário.

Em maio de 2003, a empresa conquistou as versões ISO 9001 2000 e ISO 13485, certificações que demonstram que a empresa atende a todas as normatizações de produção na área de saúde determinadas pela legislação Europeia. A Dabi Atlante também está entre as 500 empresas reconhecidas pelo governo federal pela aquisição da ISO 9000, um certificado da Presidência da República e do Ministério da Indústria e da Comércio.

As certificações contribuem, de acordo com Augusto, como instrumento facilitador, tanto para a manutenção de pontos de distribuição no mercado externo como para a abertura de novos compradores. O diretor explica que o México foi escolhido por ser o segundo maior mercado consumidor das Américas do Sul e Central, de produtos e equipamentos odontológicos, ficando apenas atrás do Brasil. “Hoje, os profissionais mexicanos já são um dos maiores consumidores de produtos médico-odontológicos da indústria nacional. Com a filial, queremos não somente ampliar essa relação comercial, mas também oferecer maior atenção aos serviços, como a assistência técnica”, frisa.

Investimentos
Em 2010, a Dabi entra no segmento de implantes com a linha PROSS, com um diferencial na logística de produção e distribuição. Entre pesquisas, desenvolvimento do produto e implantação da linha de produção, foi aprovado um investimento da ordem de  R$ 30 milhões. O lançamento está sendo feito de forma escalonada, pois a empresa investe no treinamento de seus representantes para melhor atender aos profissionais da odontologia. Produzido com liga de titânio, o implante é biosseguro, elaborado com alta qualidade e precisão de usinagem, em uma linha de produção totalmente asséptica, livre de qualquer tipo de contaminação.

Para atender aos clientes de forma personalizada, oferecendo comodidade e segurança sem interrupção no fornecimento dos implantes, a Dadi desenvolveu o Ello, um armário com as peças da linha Pross, fornecidas em sistema de consignação, instalado no consultório do profissional. Por meio de uma antena, leitor ótico e sistema de radiofrequência, a cada peça retirada pelo implantodontista, o sistema gera automaticamente um pedido de reposição e as peças serão enviadas pelo correio. “Desta forma, o profissional não perde tempo e não corre o risco de ficar desabastecido”, aponta.

A nanotecnologia também está presente nos produtos fabricados pela Dabi, que, neste ano, adotou a tecnologia B-Safe no processo de fabricação de toda linha para consultórios, peças de mão e profilaxia. Desenvolvida junto aos fornecedores, a tecnologia, que teve investimentos aprovados na ordem de R$ 1,3 milhão, usa um composto a base de prata que, misturado à matéria-prima, garante uma linha praticamente 100% bactericida. “A tecnologia, aliada aos protocolos de limpeza e desinfecção dos equipamentos odontológicos, eliminam os riscos de contaminação cruzada, feita por meio do toque em algum tipo de aparelho ou equipamento que não foi adequadamente esterilizado”, explica Augusto.

Ele ressalta que a eficiência do B-Safe foi comprovada por normas internacionais aplicadas para avaliar a atividade biocida por ensaios toxicológicos e por testes realizados em consultórios odontológicos. Por possuir uma ação contínua, melhora sensivelmente a higiene do consultório, evitando a formação de placas de germes nas mangueiras e reservatórios de líquidos, agindo somente na eliminação dos micro-organismos. “Desta forma, o paciente tem a total segurança de estar em um ambiente mais seguro e 100% higienizado”, completa.

O B-Safe é aplicado no estofamento das cadeiras, engates de baixa e alta rotação, seringas, capas do ultrassom e jato de bicarbonato, berços de silicone e puxadores, sugadores, painel de controle, apoio de pontas, bacia da cuspideira e reservatório, puxadores dos refletores e todas as mangueiras do consultório.

Na linha Profi, a tecnologia é usada na produção das capas do ultrassom e jato de bicarbonato, reservatório de líquido e mangueiras e de peças de mão de alta e baixa rotação e contra-ângulos. Para se diferenciarem dos demais, os produtos foram identificados com a logomarca B-Safe. “A aplicação do componente não altera em nada a aparência ou a textura de qualquer um dos itens produzidos pela Dabi Atlante”, reforça o diretor.

A Dabi também trabalha no aperfeiçoamento de um Raio-X panorâmico, que usará tecnologia semelhante à aplicada nos tomógrafos. O novo equipamento deverá estar disponível no mercado no segundo semestre. “Estamos nos ajustes finais e aguardando a liberação do registro junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)”, conclui Augusto.

Compartilhar: