Fomentando a cultura
Em Ribeirão Preto a cultura está presente desde a expansão cafeeira
É fácil reconhecer uma cidade em um país como o Brasil, com uma vasta diversidade de culturas e costumes que dá características próprias aos estados brasileiros. Essa variedade cultural é evidente em festas regionais, com danças, comidas e manifestações artísticas típicas de cada região. Essas comemorações movimentam o setor turístico no país e são atrativos para brasileiros e estrangeiros.
O historiador e especialista em cultura e sociedade, Arthur Barros, acredita que através desses eventos a população consegue proporcionar o conhecimento da história local, da cultura e das tradições de uma coletividade. “Celebrar, comemorar é antes de tudo conservar aquilo que ficou na memória coletiva. Sejam festas de caráter religioso ou não, elas reproduzem simbolicamente a identidade de uma coletividade e são importantíssimas para a permanência e valorização da cultura e costumes de um povo”, explica.
Em Ribeirão Preto a cultura está presente desde a expansão cafeeira, além dos diversos teatros, café e cinemas, herança dos imigrantes, o município fortaleceu sua história através das festas populares e rituais religiosos, entre as mais conhecidas está o Encontro Nacional das Folias de Reis que acontece todo último domingo do mês de janeiro, a romaria de Nossa Senhora Aparecida entre Ribeirão - Bonfim, no dia 12 de outubro, o carnaval ribeirãopretano que possui a escola de samba os Bambas, considerada uma das escolas mais antigas do Brasil entre outras festas pequenas que aos poucos são reconhecidas pela população da cidade.
“Estamos inventariando todos os patrimônios culturais de Ribeirão Preto, material e imaterial. Acompanhamos de perto a Festa da Cruz do Pedro, publicamos livros com os depoimentos das Cia de Reis, dos comerciantes do Mercadão que guardam saberes e oficios, incrementamos a Festa Italiana. Enfim, fizemos bastante para registrar as tradições culturais do município, mas ainda é possível investir mais na difusão desta cultura também chamada de popular. Temos algumas propostas em estudo para garantir a soberania destas importantes festas”, conta a secretaria da cultura, Adriana Silva.
Segundo Arthur Barros, é de extrema importância cultivar e mostrar as festas culturais entre pessoas de todas as idades. “É importantíssimo para as gerações futuras cultivarmos essas festas populares, pois representam uma forma de preservar nossa identidade e manter a diversidade. Como diz o grande escritor brasileiro e pesquisador do folclore Mario de Andrade: ‘Nada melhor do que as tradições para retemperar a saúde da nossa alma brasileira’”, ressalta o historiador.Apesar de todo o processo de globalização alguns aspectos culturais continuam presentes na sociedade, tanto que as regiões brasileiras apresentam diferentes peculiaridades culturais.
E para conhecer as festas mais populares dos quatro cantos do país o Portal separou as dez festas que são reconhecidas mundialmente:
- Festa de navegantes: Acontece no dia 2 de fevereiro em Porto Alegre e homenageia a Nossa Senhora dos Navegantes. Durante a comemoração os devotos caminham levando a imagem da santa desde a Igreja de Nossa Senhora do Rosário até a Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes.
- Festa de N. Senhora da Achiropita: Acontece na cidade de São Paulo, nos fins de semana de agosto no bairro do Bexiga. Durante a festa é servido uma grande quantidade de massas e vinho e o público pode participar da procissão em louvor a Nossa Senhora.
- Carnaval: A festa mais popular do país dura quatro dias e prepara para o início da Quaresma, na quarta-feira de cinzas. Entre os maiores atrativos estão os desfiles das escolas de samba ou blocos de rua.
- Bumba meu boi: A festa que acontece em junho mistura teatro, dança, música e circo, é popular me São Luís capital do estado do Maranhão.
- Micaretas: Os carnavais fora de época conquistaram os quatro cantos do Brasil, sem data fixa as micaretas foram criadas em Feira de Santa por um grupo de pessoas inconformadas com a não realização do carnaval de 1937, devido às fortes chuvas.
- Folia de Reis: Na cultura brasileira, os festejos de Natal eram comemorados por grupos que visitavam as casas tocando músicas alegres em louvor aos “Santos Reis” e ao nascimento de Cristo e estendiam-se até a data dos Reis Magos (6 de janeiro). A Folia de Reis é comemorada principalmente no interior de São Paulo, Minas Gerais e Goiás.
- Nossa Senhora de Aparecida: No dia da Padroeira do Brasil, milhões de romeiros visitam o Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, localizado no município de Aparecida, em São Paulo. A data celebrada, 12 de Outubro, é um feriado nacional.
- Festa do peão de boiadeiro de Barretos: A festa acontece nas duas últimas semanas de agosto, em Barretos, no interior de São Paulo. Além dos rodeios de cavalos e touros, há outras modalidades e shows.
- Oktoberfest: A festa catarinense, que acontece no mês de outubro em Blumenau, atrai todos os anos cerca de 600 mil pessoas, que se divertem com música, dança, cerveja e gastronomia típica.- Festas de São João: Durante todo o mês de junho grande parte dos estados brasileiros comemora o dia de São João, Santo Antônio e São Pedro com animadas festas juninas. Quadrilha, comidas típicas, fogueira, correio elegante e muitas fantasias caipiras estão presentes nessa festa.
Revide On-lineTexto: Pâmela Silva
Fotos: Arquivo Revide e divulgação