Formação de jovens
Organização Comunitária Santo Antônio Maria de Claret oferece oportunidade de desenvolvimento profissional e social a adolescentes de baixa renda
Localizada na Vila Recreio, em Ribeirão Preto, a Organização Comunitária Santo Antônio Maria de Claret (OCSAMC) se dedica, há mais de 40 anos, a resgatar crianças e jovens da condição de vulnerabilidade social, apresentando novas oportunidades de vida. Em princípio, apenas os pequenos, de sete a dez anos, eram contemplados. Com o passar do tempo, notou-se a necessidade de expandir o atendimento aos adolescentes, o que resultou em uma reestruturação do projeto e na ampliação do leque de serviços prestados. Desde o início, além do apoio imediato, um dos objetivos da OCSAMC era desenvolver o lado profissional dos participantes, possibilitando, assim, que construíssem algo útil para o futuro, abrindo portas para o trabalho e gerando renda para as famílias.
Com esse propósito, em 1976, foi criada a oficina profissionalizante de marcenaria. “Optamos por essa função porque ela conta com um vasto campo de atuação e boa remuneração. Para melhorar, esse ofício serve como base para que os aprendizes ingressem em outas áreas, como Engenharia, Arquitetura e Design. Queremos suprir uma lacuna real de jovens que não se enquadram no perfil dos cursos oferecidos pelo SENAI e por outras instituições com esse formato. Pode ser que aqui eles se identifiquem”, explica Delvita Pereira Alves, uma das fundadoras. O curso tem duração de três anos e é gratuito. Na grade curricular, aulas práticas e teóricas. Entre elas, Desenho Básico, Matemática, Português, Informática, Autocad e Música, como atividade lúdica. Para participar, é preciso ter entre 12 e 18 anos e cursar o Ensino Básico. A capacidade é para 120 alunos, distribuídos em quatro turmas, com 15 vagas por turno (matutino e vespertino). Lanches e refeições são oferecidos para os estudantes.
Para incentivar ainda mais a aprendizagem, a OCSAMC estimula momentos de integração com a família. “Quando os pais vêm conferir o trabalho dos meninos acontece algo realmente mágico. Eles ficam muito motivados. É uma verdadeira injeção de ânimo. Também é emocionante ver as mães contando sobre como seus filhos encontraram um caminho e uma perspectiva na vida”, afirma Elza Eunita de Souza Martinuzo, presidente da entidade. Ao final da oficina, a entidade realiza uma festa de formatura, onde os móveis fabricados pelos alunos são expostos e vendidos à comunidade a preço de custo. “É uma forma de valorizar o trabalho deles, incentivando-os a seguir adiante na profissão”, explica Paulo Sérgio Carvalho Nunes, coordenador geral do curso, que há 26 anos foi aluno da entidade.
Paulo ainda ressalta como é gratificante acompanhar a trajetória dos jovens após a formatura. “Consigo me ver nesses jovens. Concluí o curso de Arquitetura e Urbanismo e agora estou sempre em busca de novas tecnologias e conhecimentos para passar para eles. A maioria dos alunos é rapidamente absorvida pelo mercado de trabalho. Alguns chegam à faculdade, outros montam o próprio negócio. Temos várias histórias de sucesso e isso nos motiva ainda mais a continuar”, afirma.
A satisfação de quem participa do curso é evidente. Felipe de Oliveira Bernardi, de 16 anos, está no último ano. Para ele, a marcenaria é uma segunda escola, um local alegre e de muito companheirismo. “A minha expectativa é poder garantir meu futuro financeiramente. Para isso, penso em ter meu próprio espaço, ser um marceneiro de verdade. Isso só será possível com o aprendizado que tenho aqui”, explica.
A entidade realiza, ainda, dois projetos paralelos à oficina, em que atende cerca de 80 jovens: Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei, que faz parte do programa de liberdade assistida, oferecendo atendimento psicológico e orientação para reintegração social; e Apoio às Mães Jovens, que orienta meninas grávidas, entre 12 e 16 anos, a cuidarem de seus bebês.
A entidade busca apoio para ampliar suas instalações e a abrangência do trabalho. Interessados em ajudar devem entrar em contato com a organização.
Organização Comunitária Santo Antônio Maria de Claret (OCSAMC)
Rua Tupinambá, 1605, Ipiranga
Tel.: (16) 3622.4830
E-mail: [email protected]
Organização Comunitária Santo Antônio Maria de Claret (OCSAMC)
Rua Tupinambá, 1605, Ipiranga
Tel.: (16) 3622.4830
E-mail: [email protected]