Genética melhoradora

Genética melhoradora

O 28º leilão de Adir e Paulo Leonel ofertará 20 lotes de animais com elevados graus de fertilidade, rusticidade, habilidade materna e acabamento de carcaça

Um dos eventos mais aguardados no setor da pecuária regional, o leilão dos criadores Adir do Carmo Leonel e seu filho Paulo, acontecerá no dia 11 de agosto, a partir das 11h, na Estância 2L, em Ribeirão Preto. Com transmissão pelo Canal Rural, serão  ofertados 20 lotes de gado Nelore Pura Origem (PO) e Pura Origem Internacional (POI), sendo 14 doadoras de embriões, quatro touros e duas aspirações de livre escolha. 

“Nossos animais são férteis, adaptados e bem equilibrados”, apontam Paulo e Adir

Segundo os promotores, a genética à disposição representa o ápice dos 57 anos de seleção dessa raça. O Grupo Adir prova seus touros por meio de abates técnicos, projeto iniciado em outubro de 2014 e coordenado pela Unicamp. “Comprovamos que os animais desejáveis necessitam ser férteis, adaptados, equilibrados, com aprumos perfeitos e linha dorsal plana, além de ter a caracterização racial preservada, pois sem ela é impossível obter a padronização de carcaças cobiçadas pelos frigoríficos”, explica Paulo. 

Outro diferencial do criatório é o manejo, que, associado a mais de meio século de melhoramento genético, resultou em animais consistentes e padronizados. O Grupo Adir manteve o plantel fechado em linhagens indianas puras, que foram desafiadas a pasto, sem uso de artificialismos na dieta, mas com alta resposta à nutrição, respondendo a qualquer segmento. “É hora de trocar as doadoras. Em sua 28ª edição, esste leilão é nossa contribuição à pecuária nacional”, aponta Adir. 

Compartilhar: