Histórias que aliviam

Histórias que aliviam

Preparados pelo Centro de Voluntariado, contadores e ouvidores de história levam alegria e fantasia a crianças e adolescentes hospitalizados e também a idosos

Uma vez por semana, Fumico Kamei de Paula se dedica à arte de transportar crianças e adolescentes hospitalizados a um mundo de imaginação e criatividade. Ela faz parte de um grupo de aproximadamente 130 voluntários capacitados como contadores e ouvidores de histórias, do Centro de Voluntariado de Ribeirão Preto.

No curso, com quatro meses de duração, os participantes trabalham desde a postura diante do paciente até técnicas para minimizar o estresse da pessoa internada. Os voluntários têm aulas com enfermeiras, fonoaudiólogos, aprendem a administrar o tempo, participam de oficinas de teatro, entre outros programas para melhorar o desempenho durante suas atividades lúdicas.

Em julho, a instituição formou sua sexta turma, como destaca a coordenadora do projeto, Maria Gilda Pedreira de Freitas Cortucci. “Em cada local atendido montamos uma biblioteca, que facilita o trabalho dos contadores e ouvidores”, aponta. Com excelentes resultados na redução do estresse na ala da Pediatria, Elen Cristina Favarão, coordenadora de enfermagem do hospital Sinhá Junqueira, ressalta que, durante a leitura das histórias, as crianças simplesmente se esquecem que estão no hospital. “O resultado é excelente”, frisa Elen.

O programa Contadores de Histórias atua em Ribeirão Preto em parceria com Instituto Santa Lydia, com a Santa Casa, com o Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC), e com a Maternidade Sinhá Junqueira. Já o programa de Ouvidores para a Terceira Idade tem como parceiros o Asilo Padre Euclides, o Lar dos Velhos, o Lar Santa Rita e o hospital Santa Lydia.

O grupo conta, ainda, com apoio da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (ACIRP), da Companhia de Bebidas Ipiranga, da Eurobike, da Jábali Aude, da Leão Engenharia, da Pereira Alvim e do Sistema COC de Ensino. Mais informações podem ser conferidas no site www.voluntariadorp.org.br.


Compartilhar: