Histórias que inspiram
EXM Partners lança a série SuperAção, que traz histórias de empresas que passaram por período de grande dificuldade e conseguiram sair da crise com sucesso
A EXM Partners é uma das principais empresas de consultoria especializada em turnaround, reestruturação e recuperação de empresas. No mercado há 18 anos, lançou a Série SuperAção, mostrando casos de empresários e famílias que atravessaram um período de grande dificuldade e tiveram sucesso nessa travessia. O primeiro episódio traz o caso emblemático do setor sucroenergético, do Grupo Ruette — um exemplo de Workout, ou seja, solucionado fora das vias judiciais, e que culminou em uma operação de Distressed M&A, com a venda da companhia. Segundo o Dr. Antonio Ruette, fundador do Grupo Ruette, o desempenho da EXM foi essencial para o bom resultado do processo. "A atuação da EXM foi notável desde o começo. Sempre nos momentos difíceis, ela se apresentou firme, agindo na defesa de nossos interesses”, pontua.

De acordo com Regina Ruette, sócia e diretora comercial do Grupo Ruette à época da negociação do acordo standstill e da transação de venda da companhia, as negociações precisavam de uma empresa que fosse profissional para lidar com a situação e negociar com mais de 25 bancos. “A EXM foi um ponto fundamental no processo. Nós tínhamos um envolvimento muito emocional e que jamais chegaria aos pés do trabalho que a EXM fez. A EXM ter tomado a frente foi de suma importância para a interlocução e negociação com os bancos”, explica.
Para José Roberto Buttini, diretor financeiro do Grupo Ruette na época, a sintonia desde o início entre as partes foi o que fez com se chegasse ao resultado almejado. “Esse acerto na escolha dos profissionais foi o que nos deu essa retaguarda e, também, foi decisivo para o sucesso”, afirma. O objetivo da série é o de demonstrar que é possível passar por crises e vencer, se os problemas forem encarados de frente e as decisões necessárias forem tomadas. Além disso, a ideia é para que a série sirva de inspiração e encorajamento aos empresários e negócios familiares, que mais do que nunca estão enfrentando grandes dificuldades, com todo o caos gerado pela pandemia da Covid-19.