III Congresso de Escritores
O III Congresso Brasileiro de Escritores trará a Ribeirão Preto renomados talentos como: Lygia Fagundes Telles, Antônio Cândido, Cláudio Willer, entre outros
Ribeirão Preto poderá sediar o III Congresso Brasileiro de Escritores, no período de 12 à 15 de novembro de 2011. O convite para a realização deste evento na cidade foi feito pela prefeita Dárcy Vera na tarde desta segunda-feira, dia 18 de outubro, durante reunião com Joaquim Botelho, presidente da UBE – União Brasileira de Escritores que esteve acompanhado do escritor Menalton Braff e de Edwaldo Arantes, presidente do Instituto do Livro.
Joaquim Botelho acatou o convite e se manisfestou muito satisfeito com a idéia. Até o momento, apenas a cidade de São Paulo sediou o Congresso em suas duas edições já realizadas, uma em 1952 e a outra em 1985.
O III Congresso Brasileiro de Escritores trará a Ribeirão Preto renomados talentos como: Lygia Fagundes Telles, Antônio Cândido, Cláudio Willer, Fábio Lucas, entre outros. Cerca de 350 escritores de Ribeirão Preto e região devem participar do evento, além de inúmeros autores de todo o Brasil. Edwaldo Arantes, presidente do Instituto do Livro, afirmou que a definição do local onde será realizado o Congresso contará com a parceria da iniciativa privada.
Jornada Lusófona – Simultaneamente ao Congresso, será realizada também a Jornada Lusófona que reunirá escritores de países falantes de língua portuguesa, entre eles: África, Portugal, Ásia e Brasil.
I Congresso 1945 - Em 1944, incentivada por Jorge Amado, Aníbal Machado, Oswald de Andrade e outros, a associação resolveu realizar um congresso. No dia 22 de janeiro de 1945, reuniu-se no Teatro Municipal de São Paulo o I Congresso Nacional de Escritores. Participaram do I Congresso Brasileiro de Escritores nomes expressivos da intelectualidade do país, além de convidados estrangeiros. A mesa diretora era composta, entre outros, por Aníbal Machado (presidente), Sérgio Milliet, Dionélio Machado, Murilo Rubião e Jorge Amado. Durante o encontro foi redigido um manifesto exigindo a legalidade democrática como garantia da completa liberdade de pensamento, e a instalação de um governo eleito pelo povo mediante sufrágio universal direto e secreto.
II Congresso 1985 - Promovido pela União Brasileira de Escritores em São Paulo, o Congresso foi realizado de 19 a 21 de abril de 1985 sendo prestigiada por mais de 1000 representantes de todo o Brasil.
Fonte: Prefeitura Municipal
Foto: Mateus ZF