Imagem e Som

Imagem e Som

Projeto, do fotógrafo brasileiro Celso Bayo, retrata as diversas culturas que se encontram no continente africano

As raízes, costumes e história de um continente marcado por tantas diferenças e injustiças e o cotidiano em grande interação com a natureza poderão ser conferidos na exposição “Mulheres Africanas”, que será lançada na próxima sexta-feira, dia 19, no mezanino do Museu da Imagem e Som, na Casa da Cultura. Desenvolvido pelo fotógrafo brasileiro Celso Bayo, que viajou durante quatro meses por diversas regiões do continente africano, a exposição contrasta, por meio de 30 fotografias, selecionadas dentre mais de 3 mil registros, as dificuldades da população africana com a beleza que a natureza e o povo africano apresenta.

A ideia de fotografar a África, e reunir as melhores imagens para expor seu trabalho em galerias e espaços culturais, surgiu a partir de sua admiração em observar o cotidiano das mulheres e saber que sua força, em todos os sentidos, está sempre presente. “Isso é um conforto para todos. É também, saber que aquele instinto materno ao nosso redor nunca irá acabar”, diz Bayo, que buscou retratar a beleza feminina, valorizando a sua interação com o cotidiano e com tantos costumes diferentes encontrados no mundo das mulheres africanas.

Maria Bonita, uma das fotos de Mulheres Africanas, foi indicada no conceituado 2nd Annual Photography Masters Cup – International Color Awards. A premiação reuniu as melhores imagens com a mais alta realização em cores fotográficas do mundo, avaliadas por grandes profissionais da fotografia, como Kidak, National Geographic Channel, Fox, Vogue, Musee De La Photographie (Bélgica), Colors Magazine (Itália), entre outros.

Celso Bayo - O paulistano Celso Bayo iniciou sua trajetória na cidade de Nova York, Estados Unidos. Já na Califórnia, onde mora desde 1995, Bayo aprimorou seus conhecimentos na fotografia tradicional e digital no Foothill College. Seu trabalho está direcionado para diferentes culturas, na qual fotografou diversos países e conquistou diversos prêmios.

No Brasil, Celso Bayo apresentou, além de “Mulheres Africanas”, a exposição “Sounds of New Orleans”. Foram escolhidas 30 dentre as mais de 3 mil fotos tiradas na Etiópia, Quênia, Tanzânia e Uganda, região Norte e Nordeste da África, no período de quatro meses que o fotógrafo esteve no continente.

Serviço

“Mulheres Africanas”
De 19 de novembro a 14 de Janeiro de 2011
Local: Mezanino do Museu da Imagem e Som, na Secretaria da Cultura, no Alto de São Bento, sem nº.
Visitação: De segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e sábados, domingos e feriados, das 12 às 18h (exceto dia 25 de dezembro de 2010 e 01 de janeiro de 2011)
Entrada Gratuita. Mais informações: (16) 3636-1206


Fonte: Prefeitura Municipal

Compartilhar: