
Inadimplência cai em Junho
Mas endividamento entre jovens de até 19 anos cresce 148%
Foram divulgados na manhã desta terça-feira, dia 20, os números da inadimplência do mês de junho em Ribeirão Preto. O levantamento foi feito pela Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto com base nos dados da Boa Vista Serviços , administradora do Serviço Central de Proteção ao Crédito. Segundo o estudo, houve queda de 5,1% no índice de inadimplência nos últimos 12 meses. Em maio, a queda foi de 3% no acumulado.
Segundo o economista Fred Guimarães, responsável pelo levantamento, apesar do número de endividados ter aumentado 16% no período, a baixa se deu pelo valor das dívidas em aberto ter diminuído 17%. “Apesar de mais pessoas estarem devendo, vemos que em média elas estão devendo menos”, conclui.O economista classificou o resultado como positivo apesar do ambiente de incertezas que rondam a economia brasileira. Fred apontou que os consumidores estão aprendendo a lidar com as dívidas, um sinal de amadurecimento do mercado consumidor interno.
No comparativo com o mês de maio, junho teve queda no número de devedores, que passou de 91.194 para 90.190. A inadimplência em junho foi 0,4% menor em relação ao mês de maio.
No levantamento por faixa etária, foi constatada uma alta de 148,75% na inadimplência entre os jovens com idade até 19 anos. Outra faixa etária que registrou alta significativa foi a das pessoas com idade entre 51 e 60 anos, que elevou em 69,44% a inadimplência. Porém, a faixa entre 31 e 40 anos registrou queda de 59,37% no índice de inadimplência.
Revide On-line
Texto: Brunno Vogah (Colaborador)
Imagens: Arquivo Revide