
Incêndio Cianê
O incêndio que destruiu o telhado e parte dos galpões da antiga Cianê comprometeu o projeto de revitalização do edifício
O incêndio que destruiu o telhado e parte dos galpões da antiga Fábrica das Indústrias Reunidas Matarazzo (Cianê) no último sábado, dia 08 de outubro, comprometeu o projeto de revitalização do edifício, localizado na Via Norte, e pode entravar também a vinda da Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATEC).
A posição da Prefeitura Municipal e da Secretaria da Cultura de Ribeirão Preto, que entraram em contato com a FATEC de São Paulo, é de que tudo será conduzido da melhor forma possível para trazer a faculdade para o município.
“A instalação da FATEC aqui em Ribeirão Preto não ficou ameaçada após o incêndio”, afirma Adriana Silva, secretária da Cultura. “Só que tudo vai depender do que o laudo técnico apontar em questão à estrutura restante do prédio”.
Antes mesmo do resultado do laudo técnico, a Secretaria da Cultura trabalha agora com duas hipóteses: a primeira é restaurar o que sobrou do pavimento destruído; a outra é demolir a estrutura e construir uma nova, a fim de abrigar a FATEC. Com relação à segunda, no entanto, Adriana explica que é preciso, antes de tudo, enviar o laudo ao Conselho de Preservação do Patrimônio Cultural (CONPPAC) para que os responsáveis analisem e definam o projeto, já que a Cianê é um patrimônio tombado.
O laudo técnico, que vai apontar se o incêndio na antiga fábrica foi acidental ou criminoso, ainda não tem um prazo definitivo para sair. A secretária explica que o município pode contratar engenheiros ou uma empresa para avaliar o prejuízo e que este assunto está sendo tratado internamente.
Formado por três galpões, a Cianê teve o galpão “1” atingido pelo fogo na tarde do sábado. O prédio corresponde à antiga Fábrica das Indústrias Reunidas Matarazzo, que funcionou de 1945 a 1981. Em agosto de 2010, a Secretaria da Cultura tombou a Cianê como patrimônio cultural de Ribeirão Preto.
Revide On-line
Texto: Fernando Belezine (colaborador)
Fotos: Carolina Alves e divulgação