Inspeção ambiental

Inspeção ambiental

85% da frota de ônibus urbanos estão dentro das normas exigidas

O resultado da inspeção veicular ambiental, finalizado nesta segunda-feira, dia 4 de outubro, pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente apontou que 85,16% da frota de ônibus urbanos de Ribeirão Preto estão em conformidade com as normas exigidas pela inspeção veicular ambiental.

Ao todo foram inspecionados 301 veículos pertencentes às empresas permissionárias do transporte coletivo de Ribeirão Preto: Rápido D’Oeste, Transcorp e Turb. O projeto de inspeção veicular ambiental fiscalizou a frota de ônibus circulares (veículos a diesel e que emitem fumaça escura).

O trabalho realizado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Transerp (empresa que gerencia o trânsito e o transporte coletivo de Ribeirão Preto) e ABSV - Associação Brasileira para Segurança Veicular – aconteceu nos dias 28 e 29 de agosto; 4, 5, 11 e 12 de setembro.

Segundo Mariel Silvestre, secretária municipal do Meio Ambiente, os números comprovam que Ribeirão Preto é uma cidade que atende as exigências ambientais. “Primeiro porque inspecionou 100% da frota, segundo porque os dados colhidos foram positivos e terceiro porque as empresas que apresentam veículos em desconformidade farão manutenção adequada para que os mesmos trafeguem dentro das normas exigidas pela inspeção veicular ambiental”, afirmou a secretária.

A prefeita Dárcy Vera ainda ressaltou que os números deste balanço mostram que a população que paga pelo serviço do transporte coletivo tem o direito de saber se está utilizando um serviço dentro dos padrões ambientais previstos em lei.

A inspeção cumpre lei municipal nº 11.653, de 11 de setembro de 2008, de autoria do vereador Gilberto Abreu, e que tem o objetivo reduzir a emissão de poluentes que todos os dias são jogados na atmosfera pela fumaça dos escapamentos dos veículos.

Ação recebe avaliação – Essa fiscalização garante ao município uma avaliação da Secretaria Estadual do Meio Ambiente. Para isso, os dados desse levantamento são fornecidos ao Programa de Estado, denominado Verde Azul, onde os 645 municípios paulistas recebem pontuações pelos seus programas ambientais e se destacam no ranking ambiental de qualidade de vida, preservação ambiental e desempenho em dez diretrizes que regem o programa Verde Azul.

Projeto Piloto foi iniciado em 2009 - O projeto piloto deste trabalho foi iniciado em 2009 e inspecionou 5% da totalidade de veículos da frota da administração municipal, envolvendo as secretarias municipais, autarquias e empresas terceirizadas, bem como as permissionárias do transporte coletivo (Transcorp, Transurb, Rápido D’Oeste), transporte escolar e taxistas, totalizando cerca de 1.500 veículos. Dados da ABSV confirmam que Ribeirão Preto possui cerca de 375 mil veículos.

Compartilhar: