Intercâmbio musical
Com foco na política de internacionalização, será realizado o “II Colóquio Interdisciplinar da Música: Performance Musical e Emoção”
Como parte da política de internacionalização da USP, o Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto promove a interação entre orientadores, pesquisadores, especialistas e alunos de várias localidades do planeta através de eventos intercidiplinares.
Com foco nesta política, será realizado de 31 de outubro a 2 de novembro, o “II Colóquio Interdisciplinar da Música: Performance Musical e Emoção”. O evento contará com uma vídeoconferência com os professores do “Centre on Performance Science” da Royal College of Music de Londres, Prof. Dr. Aaron Williamon e Prof.ª Dr.ª Tania Lisboa. Além da vídeoconferência, acontecerão também diversas palestras e debates que serão abertos ao público interessado em música.
“Nós, como departamento, estamos bastante engajados com a política de internacionalização e a interação entre as partes”, explica a Prof. Dra. Silvia Berg, Chefe do Departamento de Música da FFCLRP-USP.
Parcerias
O primeiro convênio que o Departamento de Música da USP realizou foi com a Børnekorakademiet, de Copenhagen, através de Pia Boysen e Margrete Enevold, educadoras especialistas em voz infantil e infanto-juvenil escandinavas. Margrete Enevold foi regente e diretora do Coral Infantil do Conservatório Real de Copenhagen por 25 anos. Realizou turnês pelo mundo todo e gravou inúmeros CDs.
A metodologia desenvolvida por ambas está sendo traduzida para o português e será adaptada ao repertório vocal brasileiro pela Profª Dra. Silvia Berg, coordenadora do projeto no Brasil. Outros convênios com universidades norte-americanas já estão em andamento.
A coordenação do departamento aguarda para selar convênio com a Universidade de Wisconsin–Green Bay, com a Universidade de New Hampshire, que já enviou a primeira aluna, Melody Chapin, para desenvolver um projeto sobre canções brasileiras e estudar no Departamento de Música e o outro convênio é com a Universidade do Texas, Dallas. “Temos ainda um convênio em andamento com a Escola Superior de Música da Universidade de Münster, onde o grupo de câmara Ensemble Mentemanuque realizou um concerto no Klangzeit Festival em fevereiro de 2012, levando obras de compositores brasileiros como Silvia Berg, Rubens Ricciardi, Marcos Câmara e José Julião de Camargo” conta a Profa. Dra. Maria Yuka de Almeida Prado, organizadora do evento.
A música brasileira lá fora
Na opinião de Silvia Berg, a música brasileira, por ser muito rica e envolvente, atrai a atenção de muitos estudiosos que acabam por querer experimentá-la, tocá-la, senti-la e, finalmente, apresentá-la. No entanto, segundo Berg, ainda há uma carência de materiais para a divulgação. “Carecemos de gravações de boa qualidade, partituras, métodos e dicas de como estudá-la, principalmente no que concerne à canção brasileira”, ressalta Silva Berg.
Com o projeto de internacionalização da USP, as professoras esperam poder gerar novos conhecimentos, tanto para a formação dos alunos que estudam no Departamento de Música e que se tornarão performers ou professores, como para contribuir com o enriquecimento das áreas envolvidas. “Acreditamos que as mudanças são promovidas à partir dos conhecimentos gerados e que adquirem um efeito multiplicador no âmbito artístico e acadêmico”, conclui a Profa. Dra. Maria Yuka de Almeida Prado.
Programação
Videoconferência
Prof. Dr. Aaron Williamon e Prof.ª Dr.ª Tania Lisboa do “Centre on Performance Science” da Royal College of Music de Londres
Palestrantes
Dra. Beatriz Troncon Busatto (Sociedade Brasileira de Psicanálise de Ribeirão Preto-IPA)
Palestra: “Tornando-se a música na performance”
Prof. Dr. Danilo Ramos (Universidade Federal do Paraná)
Palestra: “A comunicação emocional entre compositor, intérprete e ouvinte na performance musical”
Profa. Dra. Fátima Corvisier e Prof. Dr. Fernando Corvisier (FFCLRP-USP)
Palestra: “A colaboração entre performers no trabalho de um Duo Pianístico”
Prof. Dr. Frederico Graeff (Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP)
Palestra: “Processamento neural das emoções e música”
Profa. Ms. Maria Beatriz Licursi Conceição (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
Palestra: “O processo auditivo, a memória e suas interfaces nas habilidades musicais: um estudo neurocientífico”
Profa. Dra. Regina Antunes Teixeira dos Santos (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
Palestra: “Pesquisas em emoção na performance musical: estado-da-arte e metodologias”
Prof. Dr. Rubens Ricciardi (FFCLRP-USP) e Fernando Portari
Palestra: “A emoção na interpretação / execução musical”
Profa. Dra. Silvia Berg (FFCLRP-USP)
Palestra: “Hildegard no futuro: uma projecão do pensamento imagético medieval na composicão vocal contemporânea”
Mesa redonda e Recital “Cantos e Encantos”
Adriana Giarola Kayama (UNICAMP)
Angelo José Fernandes (UNICAMP)
Flavio Carvalho (UFU)
Martha Herr (UNESP-SP)
Melody Chapin (EUA)
Poliana Alves (UFU)
Yuka de Almeida Prado (FFCLRP-USP)
Comissão Científica
Prof.ª Dr.ª Alcyone Artioli Machado
Dr.ª Alessandra Teobaldo Stocchi
Prof.ª Dr.ª Eliana Sulpício
Prof. Dr. Gustavo Costa
Prof.ª Dr. Lilian Neto de Aguiar Ricz
Dr.ª Márcia Kodama Higuchi
Prof.ª Dr.ª Milena Flória-Santos
Dr.ª Myriam Vianna
Prof. Dr. Regis Rossi Faria
Organização do evento
Profa. Dra. Maria Yuka de Almeida Prado (FFCLRP-USP)
Chefe do Departamento de Música da FFCLRP-USP
Profa. Dra. Silvia Maria Pires Cabrera Berg
Programa
Dia 31 de outubro
8:00h - Inscrições
9:00h – Abertura
9:30h – “Processamento neural das emoções e música”- Prof. Dr. Frederico Graeff (FMRP-USP)
10:30h - Coffee Break
11:00h – “A emoção na interpretação/execução musical - Prof. Dr. Rubens Ricciardi (FFCLRP-USP) e Fernando Portari
12:00h – Almoço
14: 00h - “Hildegard no futuro: uma projecão do pensamento imagético medieval na composicão vocal contemporânea” - Profa. Dra. Silvia Berg (FFCLRP-USP)
15:00h – “A colaboração entre performers no trabalho de um Duo Pianístico” - Prof. Dr. Fernando Corvisier e Profa. Dra. Fátima Corvisier (FFCLRP-USP)
16:00h - Coffee Break
16:30h - Sessão de pôsteres
Dia 1 de novembro
09:00h – “O IPA do português brasileiro cantado para estrangeiros” - Melody Chapin (EUA). Mesa redonda: com Profa. Dra. Adriana Giarola Kayama (UNICAMP), Prof. Dr. Angelo Fernandes (UNICAMP), Prof. Dr. Flavio Cardoso Carvalho (UFU), Profa. Dra. Poliana Alves (UFU), Profa. Dra. Martha Herr (UNESP), Profa. Dra. Yuka de Almeida Prado (USP-RP).
10:30h - Coffee Break
11:00h – “Pesquisas em emoção na performance musical: estado-da-arte e metodologias” - Regina dos Santos (UFRGS)
12:00h – Almoço
14:00h – “A comunicação emocional entre compositor, intérprete e ouvinte na performance musical” - Danilo Ramos (UFPR)
15:00h – “Tornando-se a música na performance” - Dra. Beatriz Troncon Busatto (SBP-RP)
16:00h – Coffee Break
17:00h – “O processo auditivo, a memória e suas interfaces nas habilidades musicais: um estudo neurocientífico” – Profa. Ms. Maria Beatriz Licursi Conceição (UFRJ)
18:30h - Recital “Cantos e Encantos” - professores de canto das universidades (UNICAMP, UFU, UNESP, USP-RP).
Dia 2 de novembro
11:00h (14:00h horário de Londres)- Videoconferência com Aaron Williamon e Tania Lisboa do “Centre on Performance Science” da Royal College of Music de Londres
Revide On-line
Texto: Bruno Silva
Fotos: Divulgação