Inverno a favor da pele

Inverno a favor da pele

Com cuidados diários o inverno pode ajudar a manter a saúde da pele

A pele sofre com as alterações de temperatura. Nos dias frios de outono e, principalmente, nos de inverno, fica mais ressecada. O estado piora ainda mais com banhos longos e muito quentes. Por isso, nada melhor do que apostar em uma boa hidratação.

Segundo a fisioterapeuta Luciana Sensini (Crefito 13 438), quando a temperatura cai, a pele sofre bastante, pois os ventos frios e os banhos quentes contribuem para deixar a pele desidratada. “A pele tem uma secreção natural que funciona como um ‘manto protetor’, uma mistura de água e óleo, e no inverno sua produção diminui. A pele seca provoca coceiras e o ato de coçar leva à irritação, favorecendo o surgimento ou a piora de problemas na pele, como manchas vermelhas, coceira e descamação”.

A fisioterapeuta explica que banhos muito quentes e prolongados, e o uso constante de buchas removem a camada que protege a pele e que ajuda a mantê-la hidratada. “Minha dica é sempre tomar banhos mornos e rápidos, uma vez ao dia, com pouco sabonete, sem buchas ou esponjas. A pele deve ser seca com toalha absorvente e a pessoa não deve esfregá-la contra a pele. Além disso, usar creme hidratante após o banho para diminuir a perda de água é ótimo, pois contribui para a integridade do seu ‘manto protetor’ invisível”, revela.

Devido à menor incidência dos raios solares, a temporada fria é o período ideal para a realização de tratamentos estéticos para a pele, pois, com o clima mais frio, as pessoas diminuem a exposição ao sol permitindo melhores resultados para os tratamentos e reduzindo os riscos de manchas ou outros efeitos indesejados.

Contudo, sempre deve se levar em conta a palavra de um especialista na hora de escolher o melhor tratamento. De fato existem muitas técnicas que melhoram a qualidade da pele, cabe a opinião do especialista ao seu paciente e planejamento adequados para se determinar o melhor tratamento que solucione os principais problemas com a ajuda desta estação benéfica aos tratamentos estéticos da pele.

“Os tratamentos mais indicados para o inverno, devido o sol ser mais ameno são os peelings mais profundos e laser ablativos. E nunca esquecer que os cuidados pós-tratamentos são os mesmos para qualquer estação, hidratação, filtro solar e evitar exposição ao sol e tomar banhos quentes”, frisa Tatiane Salles Fortunato Ogata, gerente da Onodera Estética.

“Vale ressaltar que muita gente se descuida do protetor solar durante o inverno porque, aparentemente, a incidência solar nessa época diminui. Isso é mito, principalmente em nossa região, onde temos o céu mais limpo, com o sol presente na mesma intensidade. Só o vento é mais frio, dando a sensação de que o sol é mais fraco e a exposição das pessoas ao sol que diminui. Temos que usar filtro da mesma forma que no verão, com fator de proteção em torno de 30”, enfatiza Luciana.

Confira algumas dicas para manter a pele saudável durante o inverno

Beba muita água


Consuma muitas frutas, legumes e verduras.



Evite os alimentos gordurosos.


Não tome banhos quentes e longos.





Use sabonetes suaves e emolientes.


Use toalhas macias.







Hidrate a pele do corpo, principalmente a do rosto que é mais sensível.

 

Revide On-line
Texto: Pâmela Silva
Fotos: Ibraim Leão

Compartilhar: