Italiana com alma brasileira

Italiana com alma brasileira

Assim é a cozinha da Osteria da Vinícola Biagi, comandada pela Chef Beatriz Nomellini, com o conceito “farm to table” (campo à mesa)

Inaugurada em fevereiro deste ano, a Vinícola Biagi, localizada na Fazenda Cravinhos, tem como um de seus pontos altos a gastronomia. Depois da implantação dos vinhedos, veio a ideia de investir em uma Osteria, para possibilitar uma experiência completa aos enoturistas. O local foi projetado pela arquiteta Sissi Verri e a cozinha está a cargo da chef Beatriz Nomellini, gastrônoma, com pós-graduação em docência do Ensino Superior, MBA em Marketing com ênfase em negócios gastronômicos e especialização Master Chef pelo Culinary Intitute of America, da Califórnia.


Beatriz é adepta aos conceitos de “comida de verdade” e incentivadora do “farm to table”, campo à mesa, em português. “Trabalhei em diversos restaurantes gastronômicos com influência francesa e italiana, sem perder a ‘brasilidade’. Nos últimos anos, fui docente em faculdades e escolas de gastronomia da região e me dediquei à meliponicultura. Também sou apaixonada por vinhos, o que me motivou a aceitar esse desafio de chefiar a Osteria da Vinícola Biagi. O convite partiu do proprietário, Luiz Biagi, que já conhecia o meu trabalho. Entrei de corpo e alma no projeto e estou morando na Fazenda Cravinhos com minha família, para poder me dedicar ainda mais a ele e vivenciar o local para inspirar na criação dos cardápios”, explica Beatriz. 


A Osteria tem uma “cozinha de inspiração italiana com alma brasileira”, como define Beatriz. O cardápio quinzenal é elaborado com produtos sempre frescos e selecionados pela chef, como já mencionado, com o conceito “farm to table” – usar tudo que pode ser produzido na própria fazenda, respeitando sazonalidade e tipo. “Quando não temos na fazenda, procuramos valorizar e agregar produtos feitos na região e orgânicos, sempre que possível. Esse é o grande diferencial da nossa cozinha. Observamos a natureza e cada ingrediente que ela nos proporciona naquele momento. Priorizamos a cultura local, incentivamos os produtores da região e, assim, transformamos os pratos comuns, a cozinha de casa, aplicando técnicas que os deixam aconchegantes, mas, também, requintados”, conclui.


O almoço da Osteria é servido à la carte e em três tempos, sempre com duas opções de entrada; três opções de prato principal (uma com carne, uma massa e uma vegetariana – veganos devem alinhar com a chef com antecedência) e dois tipos de sobremesa: uma com receita especial desenvolvida pela chef e outra com frutas da época. O couvert conta com antepastos e uma deliciosa focaccia, feita no dia e servida quentinha à mesa. Mesmo abrindo somente aos fins de semana e em eventos fechados, o preparo do cardápio acontece a semana toda, pois tudo é feito artesanalmente: o processamento do que é colhido na fazenda, toda a base de caldos, as massas, o tempero das carnes, entre outros.


A Vinícola Biagi fica a 20 km de Ribeirão Preto, com fácil acesso e em vias pavimentadas. O local também oferece tour guiado pelos vinhedos, degustação harmonizada e experiências junto à natureza por vários caminhos que foram detalhadamente pensados para que os visitantes possam contemplar, vivenciar, fotografar e interagir com a paisagem local: Caminho das Flores, Caminho das Ervas e Caminho das Águas. 


De acordo com Anísio Rodrigues, gerente geral da Vinícola, toda a concepção do espaço foi pensada a partir do conceito da gastronomia, que também foi pensada especificamente para o ambiente da vinícola, unindo a produção local, os produtos frescos e sazonais, com os vinhos e a natureza. “Os produtos do Caminho das Ervas, localizado ao lado da Osteria, por exemplo, são muito utilizados no preparo e finalização dos pratos servidos na Osteria. O caminho também proporciona a interação com diversas variedades de plantas, possibilitando o conhecimento de suas origens e funções, bem como a oportunidade de sentir seus agradáveis perfumes deixados no ar ao seu redor”, afirma. 


Além de servir os almoços nas visitas, o espaço também recebe eventos fechados, tanto corporativos como sociais, bem como cursos de gastronomia e enologia. A degustação harmonizada fica sob responsabilidade de Paulo Henrique Vitor, chefe do serviço de salão, e o tour guiado pelos vinhedos sob responsabilidade de Jonathas Galdino, técnico responsável pelo cultivo das uvas. 

 

Osteria da Vinícola Biagi


Localização: Fazenda Cravinhos,
na Rod. Ângelo Cavalheiro, km 1,3
saída de Cravinhos para Serrana;
ao chegar na entrada da fazenda, seguir as placas sentido OSTERIA

Horário de funcionamento:
Aos sábados e domingos, das 9h30
às 15h, mediante agendamento

Agendamento de visitas: 
(16) 98843.4976 – WhatsApp (Paulo) ou e-mail: [email protected]

Instagram: @vinicolabiagi

Compartilhar: