Lições de convivência

Lições de convivência

Estudantes se deparam com a cidadania na COClândia

Graças ao pionerismo de Chaim Zaher, que durante uma viagem importou parte da ideia de um centro de vivência que proporcionasse aos alunos do COC o exercício da cidadania e do convívio social, em 1992, foi fundada COClândia. O projeto foi o caminho encontrado pelos educadores para traduzir a cidadania em forma de ações junto aos estudantes e à comunidade. Para o diretor-presidente do COC, a COClândia é a realização de um sonho. “É motivo de muito orgulho ver o brilho nos olhos de todos ao conhecerem e vivenciarem esse projeto”, declarou Chaim.

Localizada na Unidade Portugal do COC Ribeirão, a minicidade ocupa 3 mil m², utilizados por alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental que, ao entrarem nesse espaço, deparam-se com um universo que reproduz as principais instalações de um município de verdade. O objetivo desse inovador recurso didático é levar ao dia a dia dos alunos o real entendimento dos conceitos de cidadania, seus direitos e deveres, incentivando a vida em sociedade e o respeito ao próximo.

As crianças começam a frequentar a COClândia a partir de um ano e meio. “Esse ambiente que favorece a convivência. Ali são realizados eventos socioculturais, oficinas e campanhas educativas”, acrescenta Gabriel Guimarães, diretor do COC Unidade Portugal. No local, os estudantes se beneficiam dos projetos definidos pela prefeitura, pela câmara de vereadores, participam de atividades no fórum, no pronto-socorro, no banco, no minimercado, na central de comunicação e também em um minishopping, tudo cuidadosamente construído em tamanho reduzido.

A proposta de ensino do COC está centrada na ação dos próprios estudantes, desenvolvendo a ética e a cidadania, parâmetros fundamentais na formação cultural, social e moral das crianças. Uma das principais atividades promovidas pela COClândia é a escolha dos representantes da cidade. Anualmente, são formados partidos políticos para disputar as eleições, que também acontecem em outubro — e com voto eletrônico. O primeiro prefeito eleito da minicidade foi o atual engenheiro Nader Gentil Iucif. Para o profissional, sua experiência política durante o Ensino Fundamental foi uma das lições aprendidas que rendeu a ele uma vaga na AmBev. “Na entrevista, fui questionado sobre o papel de prefeito da COClândia. Acredito que isso tenha sido um dos diferenciais em relação aos outros concorrentes no processo seletivo”, lembra. Além dessa iniciativa, a minicidade realiza campanhas de vacinação, em parceria com a Secretaria da Saúde de Ribeirão Preto, e promove a familiarização com as correspondências, por meio dos Correios. Visitas às secretarias municipais e à Prefeitura também fazem parte do roteiro desenvolvido pelo COC.

Depois de vivenciar tudo isso, o aluno tem a oportunidade de entrar em contato com a Fazendinha Experimental. O espaço foi inaugurado, em 2004, com o objetivo de inserir a educação ambiental na escola, a partir da vivência com os animais, com a flora e com a vida no campo. A iniciativa aconteceu durante a gestão do pré-vestibulando Ézio Carlo Consonni Jemma, o que acabou incentivando o jovem a procurar uma profissão ligada à área. “A Fazendinha foi um marco em minha vida. Pretendo dar continuidade ao projeto, agora em minha vida profissional. Para isso, vou prestar jornalismo e me especializar em meio ambiente”, declara o ex-prefeito.

Além de todos os recursos, o local conta com um núcleo ambiental e um museu das antigas fazendas. “É aberto à comunidade e com visitação gratuita nos finais de semana. Todas as famílias podem conhecer os pôneis, as minivacas e outros animais”, expõe diretor da Unidade. Alimentação saudável e responsabilidade socioambiental também são estimuladas na Fazendinha.

Seguindo a mesma proposta, o COC Ribeirão criou também a Turma COC. Nove personagens representam um círculo de amigos com diferentes personalidades. A partir das características pessoais, os estudantes se deparam com diversos tipos de linguagem, que ajudam no aprendizado. O Dudu apresenta aos alunos seu lado social e musical, a Tina é muito interessada em artes plásticas, enquanto a Lolita se destaca pela capacidade de expressão, tanto oral quanto escrita. Além deles, outros amigos fazem parte do grupo, que também mobiliza os estudantes em favor de causas como reciclagem de lixo, economia de água, arborização do bairro, entre outras.

A solidariedade e o voluntariado também são muito estimulados na COClândia por meio de campanhas, visitas e do Centro de Formação Integral da Criança (Cefic), que nomeou o COC como o representante da cidade no Encontro de Escolas Solidárias. “Em pouco tempo, os pais também sentem o resultado desse trabalho. A criança passa a cobrar a participação em eventos solidários. Além disso, os alunos ficam atentos ao lixo jogado pela janela, ao sinal vermelho e a outras regras da sociedade”, explica Gabriel.

Com todos esses projetos, o COC Ribeirão se tornou modelo de gestão de responsabilidade social, seguindo a orientação dos “Oito Objetivos do Milênio (ODM)”, aprovados pela ONU em 2000. A iniciativa do COC já recebeu muitos reconhecimentos, como os selos “Escola Solidária” e “Empresa Amiga da Criança”, conferidos pela Abrinq. Além disso, a COClândia foi escolhida para fazer parte do Programa de Escolas Associadas (PEA) da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), um reconhecimento mundial. O modelo da minicidade é encontrado em outras unidades próprias do COC, como a Thathilândia, em Araçatuba (São Paulo), e a Vilalândia, em Vila Velha (Espírito Santo).

Inovação e tecnologia
Com a marca da inovação, o COC inseriu em suas escolas ferramentas que permitem interatividade, colaboratividade e infinitas possibilidades que a web oferece. Em 2010, o COC lançou um programa que fornece um computador por aluno, o LapCOC, propiciando uma participação mais ativa dos alunos, permitindo que os interesses sejam respeitados e o aprendizado, mais motivado. São 13.440 computadores ligados em rede simultaneamente e usados por estudantes do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental e 1ª série do Ensino Médio, no COC Ribeirão e em todo o Brasil. Com a tecnologia, o professor dispõe de uma ferramenta diferenciada para enriquecer o seu trabalho.

O COC acredita que o uso da tecnologia no trabalho pedagógico é um grande aliado para os bons resultados. Por isso, a rede foi pioneira em um grande projeto digital, que inclui, ainda, a “Mesa Digital”, lançada em 2010. “O objetivo da nova proposta é ampliar o contexto dos conteúdos aprendidos de forma tradicional, com recursos e temas próximos da realidade deles”, explica Gabriel.

A “Mesa Digital”, presente no COC Portugal, é mais uma novidade para os alunos do COC Ribeirão. A inovação permite uma experiência diferenciada com os conteúdos trabalhados. É uma ferramenta pedagógica rica em imagens e animações, com tecnologia sensível ao toque (touch screen).

No ambiente, conectado à internet e integrado aos conteúdos pedagógicos, os alunos dispõem de uma superfície sensível, podendo interagir pelo toque e outros comandos gestuais. O objetivo de seu uso é o desenvolvimento do trabalho colaborativo, enriquecendo e motivando o processo de construção do conhecimento e formação integral dos alunos.

Além dos computadores, o COC utiliza lousas digitais, totalmente interativas e com possibilidade de projeção de aulas digitais. Os alunos conseguem, através do Portal COC Educação, dar continuidade às atividades escolares por meio da internet. Para mais informações, o telefone da Unidade Portugal do COC é o (16) 3603.9300.

Liderança
“Ser prefeito da COClândia foi minha primeira experiência de liderança e me ajudou posteriormente. Hoje, lidero mais de 100 pessoas. O COC se preocupa com questões além da sala de aula.”
Nader Gentil Iucif, primeiro prefeito da COClândia.

Meio ambiente
“A COClândia chamou minha atenção para a importância de projetos socioambientais. Quando fui prefeito, um projeto que virou realidade foi a Fazendinha Experimental, que une educação ambiental à escola.”
Ézio Carlo Consonni Jemma, prefeito da COClândia em 2003.

Administração
“Foi meu pai quem me incentivou para concorrer às eleições da COClândia. Essa experiência está sendo muito interessante, pois estou aprendendo a dividir meu tempo, a administrar uma cidade e a escutar meus eleitores.”
Maria Vitoria Afonso Camargo, atual prefeita

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