Líderes e Negócios - ACIRP

Líderes e Negócios - ACIRP

Sinônimo de liderança e referência em gestão

Em agosto, a Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto - ACIRP comemora 118 anos de atuação, apenas 48 anos menos do que a própria cidade. O que explica uma instituição permanecer um ator importante no cotidiano da cidade por mais de um século, na visão de seus gestores, é a sua capacidade de perceber mudanças estruturais na sociedade e antecipar-se a elas, oferecendo soluções para seus associados.


Ao longo de mais de um século, a ACIRP passou por duas guerras mundiais, pela quebra da Bolsa de Valores de Nova York, pelo Estado Novo de Getúlio Vargas, pela instabilidade econômica e política no Brasil nas décadas de 1950 e 60, pela crise do petróleo na década de 1970, pela terrível recessão dos anos 80 e, mais recentemente, por uma pandemia. “Nenhuma instituição sobreviveria a isso se não tivesse líderes que soubessem compreender muito bem a realidade e encontrar os caminhos adequados”, destaca o presidente, Dorival Balbino. 


O mundo atual acrescenta um grande desafio à associação e ao mundo dos negócios: a necessidade de responder rapidamente a questões colocadas por um cenário político e econômico em constante mudança. O caminho encontrado pela direção foi delegar. As decisões são sempre do presidente e demais membros da diretoria, mas a execução foi descentralizada, sobretudo com o fortalecimento das ações dos gestores. Na avaliação da diretoria, não é possível gerir uma entidade com mais de cinco mil sócios, cem colaboradores, responsáveis pela oferta de quase 40 tipos diferentes de serviços, sem delegar essas ações a um corpo técnico profissional. “Hoje, as respostas aos associados têm de ser rápidas, mas sem perder a qualidade. Não é possível parar processos à espera da resposta do presidente. Há momentos em que só o presidente pode decidir, claro, mas há outros, de caráter técnico e administrativo, em que os gestores podem e devem ter liberdade de ação”, afirma Dorival Balbino. A vice-presidente, Sandra Brandani concorda. “O importante é que os nossos associados tenham as suas demandas atendidas da melhor maneira possível e que os problemas sejam resolvidos”, afirma.


Atualmente, a ACIRP divide-se em três grandes áreas: Comercial, coordenada por Wanderley Olivon Júnior; Administrativo e Operacional, coordenada por Cleiton Marinsech Martins e Marketing e Relações Institucionais, coordenada por Carlos Henrique Ferreira. São esses gestores que executam as políticas apontadas pelo presidente e a diretoria, mas, principalmente, fazem a ponte deles com os associados. “O papel dos gestores é fundamental para manter a ACIRP funcionando e para fazermos alguns ajustes finos nas políticas que propomos para a associação”, conclui o presidente. 


Foto: Lidia Muradás

Compartilhar: