Líderes e Negócios - ByMyCell

Líderes e Negócios - ByMyCell

A carência na área de pesquisa genômica fez com que Rafael Silva Rocha buscasse alternativas para melhorar esse setor no Brasil, investindo na ByMyCell, em Ribeirão Preto

O biólogo paraense Rafael Silva Rocha viu na carência da área genômica uma oportunidade  para mudar e melhorar as pesquisas desse setor no Brasil. Formado pela Universidade Federal do Pará, doutor em Biologia Molecular pela Universidad Autónoma de Madrid, na Espanha, realizou um pós-doutorado na área de Biologia Sintética e Sistêmica, atualmente, é um dos sócios fundadores da ByMyCell, startup criada em 2021, dedicada à análise de BigData genômico, com o objetivo de acelerar a pesquisa e desenvolvimento em BioTech no país. "A nossa proposta é auxiliar empresas de pesquisa a terem acesso simplificado ao serviço de genômica e análise de dados no Brasil, que ainda é carente nessa área. Por meio da nossa plataforma de análise em Nuvem, ajudamos na geração de insigths a partir de volumes massivos de dados de forma escalável, rápida e a menor custo que as opções existentes no mercado", comenta Silva Rocha.

O especialista, que também já atuou como Professor Associado junto ao Departamento de Biologia Celular e Molecular da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da USP, trabalhando em Biologia Sistêmica e Sintética, Biologia Computacional e Bioinformática, foi responsável por diversas pesquisas relacionadas à área. Foi na universidade, que notou que poderia dar ainda mais vazão aos estudos genômicos, optando em fazer parte da startup. "Foi através do meu grupo de pesquisa na USP, que atuava com genômica há um bom tempo, que vi a necessidade de empresas qualificadas nessa área. Acontecia que, muitas vezes, outras empresas e pesquisadores vinham nos procurar para interação, mas na faculdade não conseguíamos dar vazão para atender o mercado. Foi nessa busca que identificamos essa 'dor', que decidimos criar esse projeto e trazer esse tipo de tecnologia ao mercado", explica.

Segundo Silva Rocha, com o crescimento da ByMyCell e projeção de faturamento na ordem de R$ 1 milhão para 2022, a empresa quer buscar novas parcerias, principalmente em soluções para agronegócios, um campo amplo onde a StartUp vem crescendo com grande intensidade.


Foto: Lidia Muradás

Compartilhar: