Líderes e Negócios - Karina Abatepaulo Toniello

Líderes e Negócios - Karina Abatepaulo Toniello

Com a carreira profissional em fase de transição, Karina Abatepaulo Toniello, que já liderou equipes trabalhando na área de marketing e comunicação, mostra que a liderança vai além dos negócios

Karina Abatepaulo Toniello sempre gostou de criar, escrever e se comunicar. Apaixonou-se pela Publicidade e Propaganda aos 13 anos. Durante a graduação, fez estágios na área de Marketing da Ortovel Veículos e Peças e foi evoluindo dentro da empresa. Em 2000, formou-se na faculdade e, em seguida, casou-se com Ricardo e foi morar em Andradina, local onde se dedicou à família. Mãe de três — Helena, Maria Eduarda, que perdeu com 15 dias de vida e é tema do livro que Karina está escrevendo, e José Pedro Neto —, teve o privilégio, como ela mesma diz, de viver a maternidade, e liderar a família sem precisar se desdobrar entre a carreira, os filhos e outros mil papéis. 


De volta a Ribeirão Preto, a comunicadora decidiu retornar ao mercado de trabalho. “A área profissional está em fase de transição. Com a conclusão da minha pós-graduação em Marketing pela ESPM neste ano, acredito que 2023 será concretamente o início de uma nova jornada. Hoje, tenho a maturidade de respeitar o processo de semeadura e colheita. Estou na fase de semear e a novidade é que em breve, começarei a criar conteúdo sobre marketing e branding. Quero fazer isso para que todos percebam – como empreendedores e consumidores – o quanto o marketing faz parte do nosso dia a dia e não nos damos conta. Como marca, precisamos saber como influenciar de forma relevante. Como público, precisar estar conscientes do que nos influencia. Quero tornar o marketing e o branding mais claros e acessíveis”, comenta Karina. 


Para Karina, que já liderou equipes trabalhando na área de marketing e comunicação durante sua carreira, a liderança vai além dos escritórios e grandes negócios: ela começa na própria família. “Desde que me casei, divido a liderança da minha família com meu marido, Ricardo. Gosto que seja assim, pois acredito que a estrutura familiar que construímos é totalmente baseada nas decisões que tomamos em conjunto, desde o início. Não existe perfeição, existe cumplicidade nessa liderança que se complementa e no norte que oferecemos aos nossos filhos”, explica a publicitária. 


Karina acredita que, tanto na vida pessoal quanto na vida profissional, a liderança é um processo que nasce na vontade. “Ninguém nasce pronto para liderar. Apesar de muitos já nascerem com esse espírito, na prática, a liderança se aprende no dia a dia. Em minha opinião, a liderança profissional tem muito mais a ver com conhecer os pontos fortes e fracos do outro e saber como trabalhar isso em conjunto para criar sinergia, do que simplesmente criar regras e fazer com que elas sejam seguidas a todo custo. Já a liderança na vida pessoal, está mais ligada a propor um caminho de crescimento e confiança através de suas ideias e atitudes. Quando você permite que um filho erre e assuma as consequências desse erro, por exemplo. Você cria uma experiência completa de aprendizado e amadurecimento onde sua função é guiar e orientar ao invés de delimitar e impor. É mais difícil, mas bem mais autêntico e valioso. A liderança, para mim, tem essa essência”, comenta. 


Foto: Lidia Muradás

Compartilhar: