Líderes & Negócios - Aerp / Unaerp
Alicia Bonini Ribeiro, Vanessa Bonini Panico e Gregório Machado Bonini

Líderes & Negócios - Aerp / Unaerp

Governança para preservar o DNA institucional

Uma instituição quase centenária, fundamentada no caráter pioneiro de seus idealizadores e aprimorando seu modelo de governança para garantir a perenidade e seu compromisso educacional e social. Esta é a AERP - Associação de Ensino de Ribeirão Preto, mantenedora da Unaerp, que tem à frente Alicia Maria Bonini Ribeiro (no centro da foto), Vanessa França Bonini Panico e Gregório Machado Bonini.

 


Alicia é a presidente da AERP e ao seu lado estão a vice-presidente Vanessa e o tesoureiro Gregório, compondo o trio de jovens líderes que fazem parte da terceira geração da família Bonini. Segundo Alicia, o objetivo é preservar o DNA da Instituição: “Inserção na comunidade, responsabilidade social e qualidade do ensino, da pesquisa e extensão. Visamos a aprimorar o sistema de governança familiar dentro do modelo de associação beneficente social”.

 


Os três atuam na Universidade de Ribeirão Preto há mais de 20 anos. “Nós começamos na gestão de nossos avós”, diz a presidente. Formadas em Administração, Alicia e Vanessa começaram na área financeira. Gregório é bacharel em Direito e começou no Setor Jurídico. Os avós, o professor Electro Bonini e a professora Maria Aparecida de Oliveira Bonini, assumiram a gestão da AERP em 1959.

 


Sob a direção do professor Electro, a Associação deu um salto e abriu opções de um ensino dinâmico e moderno. Foram implantados novos cursos superiores, construído o campus na Ribeirânia e feitos investimentos iniciais em pesquisa. Naquela fase, a primeira geração de diretores já tinha seus sucessores atuando na Instituição. A professora Elmara Lucia de Oliveira Bonini trabalhava ao lado dos pais desde os 17 anos. Um pouco mais tarde, seus irmãos também se vincularam à Unaerp. Evandro Alberto de Oliveira Bonini como diretor-financeiro e Eduardo Roberto de Oliveira Bonini, no setor de Infraestrutura. 

 


Elmara se tornaria reitora no reconhecimento da Universidade, em 1985. Junto com eles, estava Suzelei de Castro França, então casada com Evandro, que liderava a implantação de programas de pesquisa e viria a ser nomeada reitora da Unaerp agora, em novembro de 2021. Eram integrantes da segunda geração que, sob a liderança da reitora Elmara Bonini, conduziram a Unaerp ao patamar de quinta melhor universidade particular do estado de São Paulo e 16ª melhor universidade entre 91 instituições particulares avaliadas pelo MEC (Fonte: INEP/MEC - Abril de 2021). 

 


“Em 1996, quando da mudança da LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação, a AERP optou por manter sua natureza beneficente social”, explica Alicia. Com o campus sede em Ribeirão Preto e um segundo campus em Guarujá, a Associação fortaleceu ainda mais seu compromisso social e implantou cursos e clínicas de saúde, além de hospital próprio, passando a ser certificada com o Cebas (Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social) pelo Ministério da Educação e também pelo Ministério da Saúde. 

 


Com 23 cursos de graduação, cinco mestrados e quatro doutorados, especializações lato sensu, pesquisas com repercussão internacional, a Instituição tem 1.100 colaboradores, mais de 10 mil estudantes, 2.400 dos quais com bolsas ou financiamentos.  Nos serviços à população, somente no HEB – Hospital Electro Bonini, em 2021, foram realizados 72.897 atendimentos, sendo 97,97% pelo SUS. 

 


O espírito inovador e o compromisso social têm sido permanentes. A inclusão social de jovens universitários é meta irrevogável dos gestores da AERP. “Queremos fomentar ainda mais a inclusão de estudantes por meio de bolsas de estudo e financiamento estudantil próprios e governamentais”, informa Alicia. “Estamos analisando a implantação de cursos e projetos novos, a ampliação da infraestrutura e o investimento em tecnologias de ensino híbrido”, conta a vice-presidente Vanessa Panico. 

 


A direção da AERP tem consciência de que conduzir os objetivos institucionais em uma transição multigeracional, conciliando mecanismos de governança, o processo sucessório e a continuidade da profissionalização da gestão em uma instituição familiar não é tarefa fácil. Mas, como agentes principais deste momento da mantenedora, Alicia, Vanessa e Gregório estão unidos e focados em gerar ainda mais valor à Unaerp e possibilitar a longevidade da Instituição, lidando de forma harmônica e contemporânea com desafios e potências da Associação de Ensino de Ribeirão Preto que está chegando aos seus 100 anos.  

 

O percurso prossegue...

“Hoje, o percurso prossegue, agora palmilhado pelo empenho e capacidade de netos e netas que aceitam, orgulhosos, a tarefa de levar adiante esse projeto. A eles deixamos a incumbência de jamais desistir e de continuar, mesmo nos momentos difíceis, esta obra humana fundamental que é a Educação”. Prof. Electro Bonini (1913 – 2011).


Foto: Lidia Muradás

Compartilhar: