Líderes & Negócios - Eduardo de Barros Correia

Líderes & Negócios - Eduardo de Barros Correia

O cirurgião geral e do aparelho digestivo conta que o trabalho exige constante treino, disciplina e dedicação

A Medicina, de um modo geral, é um chamado. É o que acredita o cirurgião geral e do aparelho digestivo Dr. Eduardo de Barros Correia (CRM 119.348), de 42 anos. Ele explica que buscou responder a esse chamado e continua buscando, com o melhor de si. O médico escolheu a cirurgia pois, segundo ele, a área associa o conhecimento clínico a habilidades técnicas que são desafiadoras e, ao mesmo tempo, excitantes. “É uma contínua sensação de servir, aliviar a dor e, concomitantemente, lidar com esse poder através da habilidade das próprias mãos. Cirurgia provém do latim chirurgia, que o tomou do grego kheirourgia, de kheír (mão) + érgon (trabalho). Necessita constante treino, disciplina e dedicação. Toma momentos importantes da vida fora do centro cirúrgico, em particular com a família e os amigos. Mas traz um prazer inenarrável”, garante.


Conciliar a vida pessoal e a profissional não é uma tarefa das mais fáceis. Dr. Eduardo conta que o tempo facilitou esse equilíbrio, no entanto, no início da carreira, foi preciso abraçar todo o trabalho possível para fazer seu nome profissional. Agora, ele considera uma conquista ter mais tempo de qualidade com a esposa e os filhos, ao mesmo tempo em que mantém uma rotina de bastante trabalho em hospitais de Ribeirão Preto e em sua clínica.


O médico considera que a maior característica de um líder é estar disponível. “Essa é uma condição sine qua non. O cirurgião que não está disponível não se tornará jamais um líder. Acompanhar teórica e tecnicamente o desenvolvimento da cirurgia também é fundamental. Como exemplo, posso citar a certificação em cirurgia robótica que, sem dúvidas, é o que se tem de mais moderno no tratamento cirúrgico”, detalha. Mesmo com todas as conquistas na profissão e na vida pessoal, Dr. Eduardo tem mais sonhos a realizar. Entre eles, difundir a cirurgia minimamente invasiva, laparoscópica e robótica em sua área. “Além de continuar a servir com qualidade, respeito e compromisso aqueles que depositam em mim sua saúde, medos e angústias”, conclui o cirurgião.  


Foto: Lidia Muradás

Compartilhar: