Líderes & Negócios - RibeirãoShopping

Líderes & Negócios - RibeirãoShopping

Por meio da metodologia Scrum, o empreendimento desenvolveu uma abordagem própria, totalmente adaptada para os desafios de um shopping center; o projeto foi um dos finalistas do Prêmio Abrasce 2022

O RibeirãoShopping, o primeiro shopping center de Ribeirão Preto, o segundo da rede Multiplan e um dos primeiros no Brasil, totalizando 41 anos de uma trajetória bem-sucedida, tem a extraordinária capacidade em antecipar, interpretar e liderar tendências de consumo e comportamento dos seus frequentadores. A capacidade de constante reinvenção também está presente na sua gestão de pessoas. O empreendimento implantou a metodologia Scrum em um projeto próprio, totalmente adaptado para os desafios de um shopping center. A iniciativa vem servindo de modelo para outros shoppings da rede, além de ter sido um dos cases finalistas do Prêmio Abrasce - Associação Brasileira de Shopping Centers -, que reconhece e incentiva projetos desenvolvidos pelos empreendimentos e filiados à entidade.

 


Para o superintendente do RibeirãoShopping, Marcos Botelho, participar do Prêmio Abrasce, ser selecionado entre mais de 285 projetos inscritos e estar entre os 11 cases finalistas em Gestão de pessoas é um incentivo e um reconhecimento do trabalho desenvolvido em um período tão desafiador. “E isso reflete o DNA inovador do RibeirãoShopping e a dedicação de nossas equipes em cada projeto. Vale acrescentar que participamos de diversas edições do Prêmio Abrasce, inclusive recebemos Troféu Ouro na categoria Gestão de Pessoas com o nosso projeto Retail Club, um reconhecimento da indústria de shopping center como melhor projeto do Brasil, que tem o objetivo de aprimorar o trabalho dos lojistas e vendedores”, destaca Marcos Botelho. Os excelentes resultados obtidos fizeram com que, a metodologia adaptada pelo  RibeirãoShopping esteja em fase de implementação em outros sete empreendimentos da Multiplan no estado de São Paulo. O próximo passo é a implantação em 100% da rede, reforçando o aspecto replicável da iniciativa.

 


O modelo de gestão do RibeirãoShopping, com a incorporação das práticas do Scrum, trouxe diferenciais importantes para o empreendimento, envolvendo os 400 profissionais diretos e indiretos da área de Operações. Com treinamento contínuo, a iniciativa resultou em equipes cada vez mais motivadas e integradas, elevando a excelência na execução. Além disso, os profissionais estão buscando soluções criativas para os desafios do dia a dia, com foco na solução de problemas, sem desperdícios de tempo, energia e dinheiro, eliminando o retrabalho. 

 


Na gestão de pessoas, o empreendimento conseguiu promover, reter, recuperar e substituir pessoas com mais assertividade, garantindo ter os profissionais certos nas funções adequadas para os resultados almejados. Outro resultado foi na melhoria da governança e dos processos, trazendo mais transparência e responsabilidades definidas.  “É importante realçar que a nossa metodologia gera times empoderados, descentralizando o comando e informações da gerência. Os líderes atuam da mesma forma empreendedora, ou seja, com transparência e disciplina, e são treinados para serem facilitadores dos demais indivíduos, capacitando os colaboradores de seus respectivos times, que ficam mais responsáveis, mais motivados e com espírito criativo”, aponta Estevão Minelli, gerente de operações do RibeirãoShopping.

 


Criado em 1993 por Jeff Sutherland, o nome Scrum remente a uma formação típica dos times de Rugby. Embasada por estudos da metade da década de 1980 e publicados na Harvard Business Review, foi 1995 que a prática começou rapidamente a ser incorporadas pela indústria de tecnologia e inovação. Hoje está presente em todas as maiores e melhores companhias do mundo. O método consiste em eliminar perdas, melhorar o desempenho a cada tarefa, ser mais objetivo, criativo, desenvolver formas de alcançar o seu objetivo de maneira mais rápida e simples, além de ser mais eficiente, mais eficaz e tornar a gestão e o trabalho melhor e mais prazeroso. No Scrum o trabalho é dividido em uma lista de pequenas entregas concretas. Sua abordagem “enxuta” é uma forma de organizar projetos para que toda a perda nos processos seja eliminada ou pelo menos fortemente reduzida. Na prática, com o Scrum, o trabalho é estruturado em ciclos, interações curtas, com duração fixa - entre uma e quatro semanas - e com resultados demostrados ao final de cada um deles. 


Foto: Lidia Muradás

Compartilhar: